Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

A nossa história é o nosso bem mais valioso






No mês de fevereiro desse ano, começaram a ser realizadas oficinas para construção das diretrizes do projeto Nossa História Nosso Bem.

O projeto visa a produção coletiva de um documentário e uma cartilha popular sobre as histórias dos bairros São Benedito, Jaburu, Consolação, Floresta, Itararé, bairro Da Penha, Bonfim e Engenharia.

O projeto é uma realização do Ateliê de Ideias, em parceria com o Fórum Bem Maior, Avon Cosméticos (Fundo Viva o Amanhã), Ufes e Odomodê.

Foram realizadas oficinas coletivas de construção de diretrizes e de oficinas práticas de audiovisual, entrevistas com a comunidade e a busca e pesquisa de documentos e fotografias que representasse a região na época com os moradores antigos. As entrevistas abordaram a temática da história de ocupação e construção dos bairros. Relatos sobre a luta por ocupação, a construção das primeiras casas, sobre as transformações que foram surgindo com a chegada dos ônibus, da energia elétrica, da água, do saneamento, entre outras ações, foram ouvidas pelos entrevistadores, além de histórias fantásticas sobre lendas e causos da região, além do relato emocionado de como é viver nesses bairros.

Participam conosco, em média, 18 moradores, além de alunos da UFES, profissionais do Odomodê e Ateliê de Ideias.

Tanto a edição do documentário quanto a diagramação da cartilha tem sido feitas a muitas mãos. Os participantes têm trocado experiências e aprendido as técnicas de edição, desempenhando com qualidade e entusiasmo todas as atividades propostas. Realizam, também, toda a ilustração destes produtos, o que tem trazido muita vida e movimento para o trabalho e, principalmente, um sentimento de pertencimento e protagonismo diante das produções.

CONVITE!!
As oficinas de edição têm acontecido todas as segundas e terças-feiras à tarde e todas as quartas e quintas-feiras pela manhã na sala do Bem Aprender, no Ateliê de Ideias. Participe conosco!