Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Vitória sedia 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste com inauguração de dois novos bancos


A partir de terça-feira, 24, até sexta-feira, 27,  acontece em Vitória/ES  o 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste. O evento visa promover a formação dos novos agentes comunitários dos Bancos do Sudeste.  Durante o encontro serão inaugurados dois novos bancos comunitários no Estado – Banco Puâ, da Região da Grande São Pedro, em Vitória e o Banco ABraÇo, em Planalto Serrano, na Serra.

O evento, organizado pela FUSP/NESOL, irá discutir o contexto atual da economia solidária e os desafios para as finanças solidárias, além de apresentar o Projeto de Implantação e Manutenção de Bancos Comunitários na Região Sudeste, levantar possíveis soluções para as dificuldades encontradas pelos bancos, abordar o  Planejamento e monitoramento das atividades desenvolvidas e vivenciar a experiência do Banco BEM e do Banco SOL.

O ponto alto do encontro será a inauguração de dois dos três novos Bancos Comunitários criados no Estado em 2011. Na terça-feira, dia 24, de 19h30 às 20h30 a comunidade da Grande São Pedro, em Vitória, inaugura o Banco Puã, A Região compõe 10 bairros, o banco irá beneficiar cerca de 60 mil pessoas.

Já na quinta-feira, dia 26, também de 19h30 às 20h30, é a vez da comunidade de Planalto Serrano, na Serra, abrir as portas do seu banco comunitário, o Banco ABraÇo, que atende a região dos três Blocos Residenciais (A, B, C) de Planalto Serrano. Estima-se que 16 mil moradores sejam beneficiados com abertura do banco.

Atualmente o  Espírito Santo tem quatro Bancos Comunitários de Desenvolvimento, o Banco Bem, o Terra, o Verde Vida e o Sol. Com a inauguração do Puâ e do ABraÇo, teremos mais dois, e está prevista para o próximo mês a inauguração do Banco Esperança, em Nova Rosa da Penha, Cariacica Com isso totalizaremos sete BCD´S no Estado, em 2012.

O Ateliê de Ideias, além de gestora e responsável pela atuação do Banco Bem, iniciado em 2005,  no Território do Bem, coordena a atuação da Rede de Bancos Comunitários do ES e, como conveniada e representante do projeto nacional da SENAES, também atua na criação e no desenvolvimento de novos bancos comunitários na região Centro-Oeste e Sudeste, incluídos os “novos bancos no ES”, em parceria com FUSP/NESOL.

Nosso Blog irá acompanhar esse encontro e, é claro, a inauguração dos dois novos Bancos Comunitários. Durante a semana postaremos fotos e comentários dos participantes sobre as discussões e as ações desenvolvidas durante o encontro. Até mais!