Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Leonora faz palestra na Fundação Fé e Alegria, em Cariacica



Num ambiente descontraído, privilegiando a participação do público, a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol, apresentou, na sexta-feira passada (16), na Fundação Fé e Alegria, em Cariacica, a palestra “A Economia Solidária como Estratégia para o Desenvolvimento Local”.

Leonora foi convidada pelo assistente social da Fé e Alegria, Rudio Kravzer, com objetivo de demonstrar aos moradores da região oito de Cariacica onde fica um dos núcleos da fundação, no estado, como o Ateliê de Ideias incentivando a participação popular, promovendo o desenvolvimento local, com a filosofia da Economia Solidária, dos bairros do Território do Bem, em Vitória.

Numa espécie de bate-papo, Leonora começou contando aos participantes como surgiu o Ateliê de Ideias e a criação da marca da associação (a lâmpada com coração vermelho).
Logo nesse momento o público foi convidado pela palestrante a expor seus sentimentos sobre o que eles tinham entendido pelo desenho da nossa logomarca. Foi unânime a percepção de que a lâmpada representa a criatividade de desenvolver ideias e soluções e o coração, em vermelho, é o amor por essas ideias.

Logo em seguida, utilizando uma linguagem simples, destacando exemplos locais e situações vividas pelos participantes, a presidente do Ateliê destacou as problemáticas do sistema capitalista, como a exclusão social, ressaltando os relatos do teólogo Leonardo Boff, em palestra, durante o Fórum Social, e 2009 mo Belém, do Pará.

O teólogo define o capitalismo como sendo um “sistema onde ninguém é levado a construir algo em comum, onde a competição, o acúmulo e a ostentação predominam em detrimento da solidariedade, da caridade e da compaixão”. Para Boff o nosso planeta e o sistema capitalista já encontraram seus limites.

Segundo Leonora, a Economia Solidária é uma nova alternativa. “Outra economia é possível e já acontece e pode ser estratégia para o desenvolvimento local, de territórios, como no Território do Bem e na região oito de Cariacica”, disse.

Leonora explicou o conceito de Economia Solidária como um instrumento de transformação social para o desenvolvimento local em suas seis dimensões política, econômica, ambiental, cultural, social e humana.

Em seguida a palestrante contou como surgiu e como funciona o banco comunitário, Banco Bem, ressaltando as linhas de crédito (produtivo, habitacional e consumo), os critérios para empréstimos, as vantagens da moeda social – deu exemplo de moeda social de vários bancos comunitários do Brasil, além da moeda Bem - como aquecimento da economia local, além de expor os resultados até aqui alcançados pelo Banco Bem.

Bem entusiasmados e envolvidos com a palestra, os participantes disseram que o nome do banco comunitário da região oito, de Cariacica, poderia ser “Banco Esperança” e a moeda será “Esperança”, uma associação ao nome do bairro onde foi a palestra, onde fica a Fundação Fé e Alegria, bairro Nova Esperança.

Mais adiante Leonora falou sobre os grupos de empreendimentos produtivos da Economia Solidária que são incubados pelo Ateliê - Bem Arte Moda, Bem Decorar, Bem Nutrir, Bem Limpar e Bem Construir –, e ressaltou os projetos assessorados pela associação como Bem Morar, o Ecos do Bem, Plano Bem Maior, jornal comunitário “Observatório do Bem”.

No final, ela esclareceu aos participantes a importância de eles fazerem um planejamento estratégico de suas ações e de não se deixarem levar pela emoção. E, se caso formarem grupos de empreendimentos produtivos, que analisem a viabilidade de mercado do produto.
Ela sugeriu que eles visitem o fórum comunitário do Território do Bem – Fórum Bem Maior – para ver como os moradores se articulam e que depois criem um fórum com lideranças formais e informais de todos os bairros da região oito, de Cariacica.

“Outro passo será criar, desenvolver os projetos e fazer com que eles aconteçam. Sempre tendo paciência e consciência de que o desenvolvimento comunitário demora, mas com planejamento, compromisso, dedicação e boas iniciativas ele acontece”, concluiu.

A presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol, agradeceu ao Rudio Kravzer, pelo convite e colocou-se à disposição da comunidade para ajudá-los caso haja necessidade.

Nós estaremos aqui torcendo para que tudo dê certo para os moradores da região oito de Cariacica, e assim como a Leonora, toda equipe do Ateliê está disposta a auxiliá-los nesse percurso.

A fundação Fé e Alegria

Sem fins lucrativos e com atuação em vários países do mundo, a Fundação Fé e Alegria é um entidade filantrópica que desenvolve suas ações sociais e culturais com projetos subvencionados por diversas entidades. Foi criada oficialmente no Brasil em 1981 e no Espírito Santo tem quatro núcleos - Cariacica, Vitória, Serra e Laranja da Terra.

Para mais informações acesse o site: http://www.fealegria.org.br/capa/

Nenhum comentário: