Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ateliê é notícia no informativo “Acontece SENAES”


Sob o titulo “Bem fazer e bem viver!”, o Ateliê de Ideias foi notícia em reportagem de duas páginas, na edição de número 14, do boletim informativo da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) - Acontece SENAES.


A repórter Aline Bezerra de Andrade começa contando a história da fundação do Ateliê de Ideias, passando pelos grupos produtivos Bem Arte Moda, Bem Nutrir e Bem Arte Madeira e o início das atividades do Banco Bem.


A matéria ressalta a escolha do nome do banco comunitário, do Território do Bem, o primeiro recurso no valor de R$ 9.000,00, advindos de doação de alguns empresários locais, a moeda Bem e o beneficio do Banco Bem para a comunidade, enfatizado por trecho da entrevista da presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol: “Destaco como o melhor benefício que o banco trouxe foi o direito de ir e vir entre os moradores do Território do Bem”.


Em seguida, o texto relata o objetivo do Ateliê de Ideias, que é fomentar empreendimentos produtivos e mecanismos sociais de participação democrática e de organização das comunidades em torno de estratégias sustentáveis de governança local, e a divisão administrativa da associação em três núcleos - Núcleo de Finanças Solidárias, Núcleo Habitacional e o Núcleo de Desenvolvimento Comunitário.


A criação e as atividades do Fórum Bem Maior também foram ressaltadas, com destaque para elaboração da pesquisa - Saberes, Fazeres e Perfil dos Moradores - e a elaboração do planejamento estratégico comunitário – Plano Bem Maior do Território do Bem.


Além de fotografias, da placa do Banco Bem, da moeda Bem e de integrantes da equipe do Ateliê de Ideias, um quadro detalha as três linhas de créditos e os valores concedidos, do Banco Bem.


Para ler a reportagem na integra, basta acessar: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/Acontece_SENAES_14_ed.pdf

Sobre a Secretaria Nacional de Economia Soldaria – SANAES

A Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES - foi criada no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego com a publicação da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003 e instituída pelo Decreto n° 4.764, de 24 de junho de 2003, fruto da proposição da sociedade civil e da decisão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Em consonância com a missão do Ministério do Trabalho e Emprego, tal secretaria tem o objetivo de viabilizar e de coordenar atividades de apoio à Economia Solidária em todo o território nacional, visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Para saber mais sobre a SENAES, acesse o site: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/secretaria_nacional.asp

Nenhum comentário: