Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Estimulo a rede social - Projeto escolhido pela Aces e ArcelorMittal visa troca entre ONG's capixabas



Todo ano a Ação Comunitária e a Arcelor Mittal Tubarão escolhem organizações sociais capixabas para participarem do Programa de Comunicação com o Terceiro Setor. O Programa consiste em módulos de gestão em todas as áreas de gestão de uma ONG, contribuindo para a sustentabilidade das mesmas através de informação e aprendizagem especificas.

Ao final do programa, as ONG’s deveriam apresentar projetos com base no conceito de Rede Social, sendo um deles escolhido pela equipe de analistas.

O Ateliê de Idéias participa do curso sendo representado por suas colaboradoras, Denise Biscotto, coordenadora de projetos da associação; Fernanda Coan Rabbi, assessora técnica de formação e Leonora Moll, presidente da associação.

O Ateliê apresentou como projeto de rede social o Projeto Teia Monetária. Consiste numa forma de compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivos em comum, tendo como foco
idéias políticas e econômicas inovadoras e indutoras de novos valores, pensamentos e atitudes.

Neste caso, trata-se, basicamente, de um acordo em uma comunidade para a criação de um clube de trocas de serviços e produtos, utilizando uma unidade facilitadora de trocas (moeda interna), tendo em vista o melhor aproveitamento do conjunto de recursos disponíveis, considerando que numa comunidade existem recursos subutilizados, particularmente recursos humanos. Este acordo, portanto, pode ser replicável em qualquer comunidade onde haja necessidades não atendidas e recursos subutilizados.

“O clube de trocas constante no projeto Teia Monetária é sonho antigo nosso”, diz Denise Biscotto, assistente social e coordenadora de projetos do Ateliê de Idéias. “Não temos nenhum clube permanente de trocas no Espírito Santo”.

A comunidade de referência para a aplicação deste projeto será constituída pelas Organizações do Terceiro Setor que compõem o Programa de Comunicação com o Terceiro Setor 2008/2009, desde que interessadas em participar de um clube de trocas de produtos e serviços, dentro do qual não haverá circulação de dinheiro.

“A idéia do Clube de Trocas entre instituições do Terceiro Setor é inovadora”. Segundo Denise, o Projeto Teia Monetária nasceu da parceria com outra ONG. “Nos "ajuntamos" a Associação Justiça Social, instituição onde trabalha o Paulo Penha - que é apaixonado pelo conceito de crédito mútuo”, ressalta a coordenadora.

Essa é uma idéia inovadora e necessária para fomentar e fortalecer o conceito de rede entre as ONG’s capixabas. PARABÉNS DENISE!

Nenhum comentário: