Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ateliê e Fórum Bem Maior produzem cartilhas contendo pesquisa e planejamento estratégico



A Associação Ateliê de Ideias em parceria com o Fórum de Moradores do Território do Bem – Fórum Bem Maior - apresenta duas cartilhas com os resultados de uma pesquisa sobre o perfil dos moradores e o planejamento estratégico para os próximos oito anos, feito para direcionar o desenvolvimento comunitário da região onde a Associação atua.


Com assessoria do Ateliê de Ideias, os moradores fizeram a Pesquisa e elaboraram o Planejamento Estratégico. Ao todo, serão mais de 31 mil pessoas beneficiadas com essa iniciativa. Entre os objetivos, está o de ampliar o envolvimento dos moradores no Fórum comunitário - Fórum Bem Maior -, com o intuito de apoiar as demandas que promovam a cultura da paz e a geração de trabalho e renda, além de fomentar a responsabilidade socioambiental, com foco na coleta de material reciclado.


Segundo a coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, o resultado da Pesquisa: Saberes, fazeres e perfil dos moradores do Território do Bem serviu de subsídio para a elaboração democrática do planejamento estratégico; consolidado o Plano Bem Maior – 2018 - do Território do Bem.


“Nesses processos emancipatórios de organização comunitária, lideranças formais e informais tiveram a oportunidade de desenvolver suas capacidades, trocar afeições, experiências, expressar e sistematizar informações, demandas, alternativas e estratégias apropriadas à promoção do desenvolvimento comunitário”, concluiu.


O Fórum Bem Maior é composto por moradores dos bairros São Benedito, Itararé, Bairro da Penha, Engenharia, Bonfim, Consolação, Jaburu e Floresta, do município de Vitória. Comunidades que constituem o Território do Bem


Sobre a Pesquisa: Saberes, fazeres e perfil dos moradores do Território do Bem


A pesquisa foi realizada em 2007/2008, em 884 domicílios do total de 5276 residências. Os resultados demonstram que pelo menos 80,3% das famílias possuem baixa renda familiar. Desse total, 21,9% têm renda menor que 1 salário mínimo, 43,9% possuem renda de 1 a 2 salários mínimos e 14,5% têm renda de 2 a 3 salários. Cabe afirmar que um total de 30,2% dos domicílios entrevistados possui ao menos um morador desempregado.


No âmbito da escolaridade, 49% de moradores têm o primeiro grau incompleto e 6% são analfabetos. A pesquisa aponta ainda que 89% das pessoas não estudam atualmente, ou seja, grande parte daquelas que têm o grau de escolaridade incompleto possivelmente não está estudando para completá-los. Estima-se que 61% da população está em idade produtiva, dos quais 18,4% são jovens.


Objetivos da Cartilha Plano Bem Maior do Território do Bem

  • Buscar a elevação da escolaridade dos Moradores do Território do Bem.
  • Ampliar o envolvimento e participação dos moradores no Fórum Bem Maior.
  • Apoiar iniciativas que promovam a cultura da paz.
  • Ampliar e fortalecer a parcerias.
  • Formar lideranças.
  • Assegurar a participação do Fórum Bem Maior nos espaços de articulação política.
  • Articular iniciativa de geração trabalho e renda.
  • Fomentar iniciativa de responsabilidade socioambiental, com foco em resíduo sólidos.
  • Resgatar, compartilhar e divulgar a multiculturalidade e a diversidade do Território do Bem.

Para conhecerem todos os dados da Pesquisa, e terem acesso ao passo a passo do Planejamento Estratégico e as iniciativas propostas, basta clicarem nos links abaixo:


Pesquisa Saberes, fazeres e perfil dos moradores do Território do Bem. PDF: http://www.hotshare.net/file/220776-9999751217.html

Plano Bem Maior do Território do Bem . PDF:

http://www.hotshare.net/file/220827-27980450a3.html



Nenhum comentário: