Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ecos do Bem realiza Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos


O projeto Ecos do Bem selecionado em setembro/2010, pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - e pela Caixa Econômica Federal por contribuir com os ODM – Objetivos do Milênio -, promove o “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”, que será realizado de 05 a 20 de janeiro de 2011.

Essa iniciativa é uma ação estratégica que visa enfrentar o problema do lixo no Território do Bem. A idéia é sensibilizar os moradores dos entornos dos pontos sujos de lixo, a partir da realização de campanhas de educação ambiental.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, o Mutirão do Bem irá formar multiplicadores de boas práticas, incluindo a separação e destinação adequada – e na hora certa – dos lixos secos e úmidos.

“São assustadoras as montanhas de lixo que se formam todos os dias, apesar de a coleta da Prefeitura ser realizada diariamente. São assustadores também os dados referentes ao impacto dessa problemática na saúde coletiva”, explica.

Os trabalhos de educação Ambiental terão como pontos de partida, eventos comunitários de mobilização. Serão realizados cinco Cafés Comunitários, sendo que no dia 05/01, será em Jaburu; 07/01, em Floresta; 12/01 em Itararé; 14/01 em Bairro da Penha e 18/01 em São Benedito.

Também farão parte da programação atividades lúdicas e visitas domiciliares – de porta em porta.

A meta é que 60% da população do Território seja alcançada e sensibilizada, direta ou indiretamente, pela mobilização realizada.

O Fórum Bem Maior conduzirá os processos de sensibilização e de educação ambiental.

O Projeto Ecos do Bem, com o “Mutirão do Bem – Valorizando o Lugar em que Vivemos”, tem como parceria o Ateliê de Idéias, o Fórum Bem Maior, o CISV (entidade internacional com comprovado expertise na gestão de recursos humanos voluntários para implantação e desenvolvimento de projetos em comunidades) e, o EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) e a Prefeitura Municipal de Vitória.

Somando força com essas cinco organizações, contaremos com a participação de voluntários qualificados e atores locais, parceiros como o Comitê de Voluntários do Banco do Brasil, a ONG Moradia e Cidadania, entre outros.

Planejamento

Um plano específico de marketing e comunicação comunitária será desenvolvido, de modo participativo e no âmbito do Fórum Bem Maior, para que atinja as bases comunitárias com o máximo de efetividade.

Atividades

  • Elaboração de plano de marketing e comunicação comunitária para educação ambiental;
  • Eventos comunitários de mobilização;
  • Caminhadas pelas ruas das comunidades e conversa com os moradores sobre o tema;
  • Visitas domiciliares de voluntários para sensibilizar os moradores

Meta

  • 60% da população do Território, alcançada direta ou indiretamente pelas atividades mobilizadoras de educação ambiental.

Atividades

  • Pesquisa de campo para mapear os pontos sujos de lixo no Território (etapa concluída);
  • Diálogo com a Prefeitura para aprimoramento dos processos logísticos de coleta de lixo e para a instalação de um sistema de lixo mais adequado para a região com a colocação de lixeiras nas vias públicas;
  • Reuniões e encontros (inclusive nas comunidades do Território) com gestores ambientais e de serviços públicos de gerenciamento de lixo para discutir plano integrado de manejo de resíduos sólidos no Território;
  • Reuniões e encontros com os integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – AMARIV, com sede no Território do Bem.
A programação completa do “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”, vocês verão aqui mais adiante.

O Projeto Ecos do Bem

A iniciativa de viabilizar o Ecos do Bem surgiu de uma demanda da própria comunidade a partir do planejamento estratégico participativo do Território do Bem - Plano Bem Maior, em que uma série ações para o desenvolvimento local, foram desenhadas e determinadas. Assim o projeto tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento local de modo sustentável no Território do Bem/ Poligonal 1, em Vitória, a partir da mobilização comunitária e da realização de campanhas de educação ambiental com foco na separação e destinação eficiente dos lixos (seco e úmido).

O aspecto ambiental possui grande relevância. E o principal problema identificado pelos moradores das oito comunidades que integram o território é o lixo – em especial, os pontos sujos de lixo.

O Projeto Ecos do Bem foi selecionado, em setembro/2010, pelo PNUD e pela Caixa Econômica Federal por contribuir com os ODM – Objetivos do Milênio. Uma das ações do projeto é o “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar que vivemos”

Veja o que diz a nossa coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário, Denise Biscotto

Certa da importância de articularmos essa iniciativa com todos os setores da sociedade, para concretizar – da forma mais exitosa possível essa importante iniciativa, gostaríamos de estabelecer aproximação institucional com empresas e organizações gerais que possam fortalecer essa atividade.

Só a título de ilustração, nos links abaixo, duas das muitas iniciativas que inspiraram esse projeto:

http://www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs

(Este link mostra um movimento que aconteceu em 2008: em UM DIA eles acabaram com todo o lixo da Estônia.)

Há outro vídeo também que é bem bacana, é um "curso" de verão que o Instituto Elos oferece: "Guerreiros sem armas". Veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=WoEaewZxIl0

Denise Barbieri Biscotto

Coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Idéias

Fone: (27) 8118-7676

Nenhum comentário: