Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ateliê recebe Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes


O Ateliê de Ideias foi um dos homenageados na cerimônia de entrega do Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes de 2012, que aconteceu nesta quarta-feira, 22, no Palácio Anchieta, em Vitória. Em um ambiente carregado de emoção pessoas de destaque no trabalho social capixaba, nacional e mundial, comunidade e autoridades compareceram à entrega da 8º edição do prêmio. O jurista João Batista Herkenhoff apresentou os homenageados, destacando em poucas palavras suas ações em defesa da vida e dos direitos humanos.
Para o governador do Estado, Renato Casagrande o prêmio é um reconhecimento da história e da trajetória das pessoas e entidades homenageadas. “O premio é uma forma de nós alimentarmos essa energia, essa vitalidade, essa paixão, em pessoas e instituições que precisam estar permanentemente militando em defesa dos direitos humanos nas suas diversas versões”, enfatizou.



No momento da entrega do prêmio a diretora/presidente da Associação Ateliê de Ideias Leonora Mol disse que, pelo o que Dom Luis representa, é um gesto de carinho o Prêmio. “Quero agradecer primeiro a Dom Luis que com certeza está aqui no meio de nós, vendo este momento que é muito importante. Dom Luis que acreditava no potencial das pessoas e mostrava o quanto que elas eram capazes de fazer diferente. E essas pessoas que estão aqui no palco, governador e toda comissão especial estão mostrando o quanto podem fazer diferente, trazendo todos nós aqui para que seja reconhecido um pouco do trabalho de cada um”.
Em seu discurso Leonora frisou que mais uma vez ela estava ali representando a toda equipe do Ateliê de Ideias. “Estou aqui representando uma equipe maravilhosa e o pessoal de Alta Floresta, Mato Grosso que veio para uma formação no Banco Bem, que é o primeiro banco comunitário do estado do Espirito Santo, que hoje já tem sete bancos comunitários”
“Com o apoio do Governo do Estado nós já estamos começando a implementar mais quatro bancos comunitários aqui no Espírito Santo. E agora nós já estamos replicando na Região Centro Oeste do Brasil, e as meninas estão aqui em formação no Banco Bem”, complementa.
Para representar a comunidade do Território do Bem, região composta por São Benedito, Bairro da Penha, Jaburu, Consolação, Itararé, Engenharia, Floresta e Bonfim, Leonora levou para a cerimônia a moeda social do Banco Bem, a moda Bem. “Como a gente não podia trazer um pedacinho do morro, eu trouxe a nossa moeda porque aqui (na moeda) tem um morrinho desenhado que é a região que várias pessoas da comunidade chamam de Território do Bem, e que a gente gostaria muito que fosse esse o nome dado em todos os momentos, já que nessa região nós temos uma enorme quantidade de pessoas com potencial muito grande para fazer diferente”



Ao receber o troféu nossa diretora/presidente destacou a satisfação em recebê-lo das mãos da Maria Angela Varella, do Serviço de Engajamento Comunitário – Secri, que fez parte da Comissão Especial do Prêmio. “A gente (o Ateliê) nasceu do Secri, por isso, é um prazer muito grande receber esse prêmio das mãos da Maria Angela. É um carinho muito grande. Eu agradeço a toda comissão, a Deus e a Dom Luis e a cada um de vocês pelo carinho”, ressaltou.
Páginas na internet do Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes
Antes da entrega do prêmio aos homenageados, o deputado Cláudio Vereza (PT) lançou o site e a página no Facebook do Prêmio. No site há um pequeno relato contando a trajetória dos premiados de 2012.
Clique aqui e leia notícias do Ateliê de Ideias
No site é possível conhecer também a história do prêmio, como foi criado, todos os premiados desde o primeiro ano, 2005, fotografias das cerimônias anteriores, enfim, todo conteúdo em torno do prêmio.
Já no facebook quem curtir a página do Prêmio vai passar a receber no seu perfil as informações atualizadas sobre o Prêmio. Além disso, os internautas poderão comentar, curtir, compartilhar as postagens, deixar suas opiniões e muito mais.
Quem curtir a pagina vai passar a receber em seu perfil as informações atualizadas sobre o Prêmio. Além disso, os internautas podem no facebook comentar, curtir, compartilhar as postagem, deixar suas opiniões e muito mais.
Homenageados 2012 - Acesse histórico dos demais homegeados clicando nos nomes abaixo
Associação Feminina de Educação e Combate ao Cancêr - Acacci
Assunta Caliman
Cônego Maurício de Mattos Pereira(in memoriam)
Isabel Aparecida Borges da Silva
Leonardo Boff
Renato Moraes de Jesus
Ruth de Albuquerque Tavares

Nenhum comentário: