Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Vitória é sede do 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste



Até quinta-feira, dia 14, acontece em Vitória o 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste, promovido pelo Programa Nacional de Fomento às Finanças Solidárias.


Com objetivo de discutir o contexto atual da economia solidária e os desafios para as finanças solidárias; apresentar o Projeto de Implantação e Manutenção de Bancos Comunitários na Região Sudeste e promover a troca de experiências entre os trabalhadores dos bancos comunitários da região, o encontro teve início ontem, pela manhã, com palestra de Sandra Magalhães, do instituto Palmas, que debateu sobre a Conjuntura Nacional.


Na parte da tarde, os representantes dos 12 Bancos Comunitários, já em atividade na Região Sudeste, tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação dos Bancos Comunitários do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.


Hoje, os participantes vivenciaram a rotina do Banco Bem, em Vitória. Junto com as agentes de crédito do banco, eles fizeram visitas de análise de crédito e aos empreendimentos; conversaram sobre a gestão da carteira de crédito, e com os agentes de desenvolvimento comunitário, se informaram sobre as atividades desenvolvidas na comunidade. Na parte da tarde, participaram do comitê de aprovação de crédito para as análises feitas pela manhã.


Amanhã, terceiro dia do encontro, pela manhã haverá visitas aos Bancos Terra e Verde Vida, em Vila Velha, e na parte da tarde, ao Banco Sol, em Cariacica.


O 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste, encerra na quinta-feira, dia 14, com uma roda de conversa que discutirá o panorama e as possibilidades para os Bancos Comunitários.


Hoje temos 12 Bancos comunitários em atividade na Região Sudeste e mais 12 estão em fase de implementação, três dos quais serão abertos aqui no Estado; sendo um em São Pedro, Vitória, outro em Nova Rosa da Penha, Cariacica, e outro em Domingos Martins.

O 1º Encontro de Bancos Comunitários da Região Sudeste contou com a execução de Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo – FUSP e Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo - NESOL USP. Realização da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE/SENAES e apoio de Redes de Bancos Comunitários.

Nenhum comentário: