Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ateliê oferece curso de fotografia a moradores do Território do Bem



Aperfeiçoar a vivência artística e a experiência estética por meio da fotografia e preparar o morador do bairro para realizar registros de sua comunidade. Esses são os objetivos do Curso de Fotografia que acontece no Território do Bem desde o dia 6 de agosto e que vai até o dia 26 de novembro, desse ano. O curso é promovido pelo Ateliê de Ideias e tem como facilitadora a fotografa Andressa Reis, formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Segundo uma das participantes do curso, a estudante do Ensino Médio Roberta Viana, de 16 anos, moradora de São Benedito, o curso garante a ela a oportunidade de se profissionalizar em algo que já faz por hobby, que é tirar fotos. “Adoro tirar fotos, mas faço sem critério, com isso tiro muitas fotos que não valem nada. Quero com o curso aprender como tirar e quando tirar boas fotos”, ressalta a estudante.

Ao todo o curso é oferecido para 10 jovens, com idade de 15 a 23 anos, na grande maioria moradores de São Benedito.

Para o técnico em Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Valmir Dantas, a idéia da Roberta é compartilhada pelos demais participantes do curso. “Os próprios alunos comentam que, se aprenderem a tirar uma boa foto, podem ajudar seu crescimento profissional ainda mais agora que estamos na era digital”, conta.

De acordo com Valmir os alunos dizem que o curso é importante para os moradores da região do Território Bem, pois muitas pessoas têm maquinas fotográfica e celular com câmera, mas não sabem como funciona e nem mesmo para que servem alguns botões.

Segundo Valmir, a finalidade do curso é ter vários protagonistas com habilidade fotográfica, que no futuro próximo possam contribuir na Agência Comunitária do Território do Bem, nos registros escolares, nos eventos dos bairros, igrejas etc.

“A máquina fotográfica é no momento uma grande ferramenta de trabalho, e cada vez mais está sendo usada com finalidade de embasar relatório com registros fotográficos”, explica.

O Curso de Fotografia tem agradado bastante aos participantes, também por causa da Andressa, que, segundo eles, é uma ótima professora, já que ela interage com a turma e isso torna a oficina mais dinâmica e facilita o aprendizado.

O reflexo disso é que o Curso de Fotografia está sendo procurado por varias associações de moradores que querem aplicar a ideia em sua comunidade.

Com 50 horas de carga horária, o curso tem como conteúdo os seguintes temas: O click consciente chegou para ficar; A importância da luz natural; Vida útil da máquina fotográfica; Composição da fotografia; Valorização das linhas horizontal e vertical; Fazer a melhor foto sempre.

Ao final do curso o Ateliê de Ideias emitirá uma declaração/certificado de participação.

Mais adiante mostraremos algumas fotos tiradas pelo participantes do Curso de Fotografia. Aguardem!

Nenhum comentário: