O Ponto de cultura Varal Agênciade comunicação, fomentado pelo Ateliê de Ideias, produziu, numa oficina de 16
horas com o Designer Gráfico Sóter França (Rummos/E-feito), a identidade Visual – logomarca e
slogan - do Evento TEIA ES 2012, que reuniu nos dias 1º e 2 de junho
representantes dos Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura, do
Estado. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Dom João Batista na Praia
do Canto, em Vitória.
Para realizar o trabalho, a
equipe da Varal apresentou à comissão organizadora do evento uma
proposta/orçamento que comtemplava a realização da oficina de Designer Gráfico,
para produção da identidade visual, assim como a aplicação em diversas peças –
camisa, crachá, bloco de anotações, caneta, banner, totem e bolsa –, abertura
de páginas nas redes sociais – blog e facebook, e ainda cuidar de toda a
cenografia da TEIA 2012.
A coordenação do Ponto de Cultura
dividiu a Varal em três grupos: criação, produção/operacional e mídias, que têm
como integrantes: Cosme Santos, Eugênia Magna Broseguini, Giurley Dias Netto
Filho Israel Souza, Jeferson Louis, Kadio Serge, Leiliane Teixeira, Maxwel dos
Santos, Oberdan Oliveira e Thais de Oliveira Goobo.
O objetivo era envolver os
participantes da Varal que tinham disponibilidade de tempo, que possuem
diferentes habilidades e vocações, em todo processo de criação e aplicação da
identidade visual, divulgação do evento e organização da cenografia da TEIA
capixaba.
Os integrantes do grupo de
criação tiveram como primeiro desafio proposto pelo designer Sóter, a escolha
do slogan, uma frase que representasse o encontro dos pontos na TEIA, que
resumisse o conceito da campanha "Ligando os Pontos na Rede". Depois
da frase escolhida, eles tiveram que pensar uma imagem que representasse esse
conceito (explicação da escola da cadeia de DNA em anexo). Por fim, eles
escolheram a fonte, um tipo de letra que buscou o exagero na ludicidade,
pois não se trata de uma discussão científica, e sim cultural.
“Sermos responsáveis por esse
trabalho é um desafio importante, porque é a chance de divulgarmos nossa marca,
nossa missão e aonde queremos chegar. Os participantes da agência estão
tendo a oportunidade de vivenciar todo o processo de produção da identidade
visual e das demais etapas de trabalho, como contato com clientes e
fornecedores, fazer controle de qualidade, pós atendimento, tudo isso com a
supervisão de profissionais da Varal”, explica a coordenadora do Ponto de
Cultura, Geisiane Teixeira
“Esperamos que no futuro os
participantes possam ter desenvolvido habilidades que façam com que eles não
necessitem de supervisão para produzirem outros trabalhos. Para isso
existe um caminho longo pela frente que inclui muita dedicação em
participar das oficinas na agência, conquistar outros clientes etc.
Entendemos que só assim iremos adquirir mais experiência, conhecimento e
garantir a sustentabilidade do Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação”,
conclui, Geisiane
Para ver mais fotos da produção
da identidade visual e da cenografia da TEIA ES 2012, e ficar por dentro de
tudo que rolar no Ponto de Cultura Varal Agencia de Comunicação, basta acessara página da Varal no facebook. Aproveite para curtir e compartilhar com seus
amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário