Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Renasce um Oasis


Risos, olhos curiosos e cheios de atenção, emoção ao pegar uma semente e plantar uma muda com as próprias mãos. Sentimentos assim, de crianças e adultos, marcaram as atividades de revitalização do Oasis de São Benedito, nos dias 11 e 12 de outubro.  Em plena semana das crianças, tudo foi planejado para envolver os pequenos e suas famílias e despertar neles o desejo de cuidar e preservar o local, que vem se firmando como espaço público de lazer  e cultura na comunidade.

Brincadeiras, danças, gincanas, muita música, oficinas de compostagem e cultivo de jardim e horta comunitária, além da apresentação do projeto, marcaram os dois dias de atividades de revitalização do espaço. A comunidade, e principalmente a criançada, aprovou a iniciativa e também participou da programação preparada especialmente para elas.
















O espaço recebeu pavimentação, novo mobiliário a base de paletes produzidos em oficinas de marcenaria e paisagismo realizadas na própria comunidade.  A horta comunitária também foi refeita, assim como o sistema de captação da água da chuva.  Os moradores participaram em atividades de educação ambiental e práticas sustentáveis, aprendendo a preservar e cuidar do seu patrimônio.

Se o público alvo era a criançada, o objetivo foi alcançado. Além da plena participação os pequenos se comprometeram a cuidar do Oasis.  Kauã Marciano Moura, de 11 anos, disse durante o plantio de mudas na horta comunitária: “As plantas têm vida e temos que preservar o meio ambiente para continuarmos vivos. Moro aqui pertinho e vou vir jogar água na horta”. Lavínia de Souza, de 9 anos, completou: “Vou pegar o regador da minha irmã para molhar as plantinhas”.

Oasis

Em 2015 o Oasis de São Benedito não passava de um terreno baldio onde se depositava muito lixo.  Por iniciativa dos moradores e apoio de organizações locais, o espaço passou por um processo de humanização e desde então vem sendo utilizado pela comunidade.

A iniciativa contou com a aprovação dos moradores. Elizangela Caetano, comerciante e moradora da comunidade há 39 anos, destacou que o espaço é muito importante principalmente como área de lazer. “Nossa comunidade tem muitas crianças e esse projeto incentiva elas a saírem da rua”.

Para Valmir Dantas, morador e coordenador do Fórum Bem Maior, o Oasis se constitui como única alternativa de lazer do bairro. “A comunidade precisa muito desse espaço, por isso estamos lutando para sua humanização. E ele chega com toda uma preocupação ambiental, de sustentabilidade, de educação patrimonial, isso é uma grande conquista para todos nós”, afirmou.

Projeto

Além da reforma do Oasis, o projeto  que teve início em julho deste ano, realizou uma série de oficinas com temas ambientais e de sustentabilidade, principalmente para crianças e jovens atendidos pelo Secri (Serviço de Engajamento Comunitário) e seus familiares. O educador do Secri, Everton da Conceição Oliveira  destaca que as crianças se encantaram principalmente com a oficina sobre compostagem de resíduos domésticos.

“Eles ficaram encantados com as orientações e por perceberem como a natureza age no nosso meio. Alguns nunca tinham pegado uma minhoca na mão e isso deixou muitos deles eufóricos”. Everton destaca que os alunos vão levar os conhecimentos adquiridos para casa e partilhar com a família. “Houve um despertar para o assunto, agora é preciso continuidade para que a prática se consolide”, afirmou Everton.

Parcerias

O projeto de revitalização do Espaço Oasis São Benedito foi executado pela Associação Ateliê de Ideias,  os Projetos Palete Parque –Urbanismo e Arquitetura e Zona Verde Consumo Consciente, em parceria com organizações da comunidade como o Fórum Bem Maior, o Secri e outras. A animação do evento foi feita pela agência A Mala Produções Artísticas.  Os recursos, um total de R$ 20 mil, foram conquistados no  Edital de Educação Patrimonial do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES).

O arquiteto Ivan Rocha, do Palete Parque, e um dos coordenadores do Projeto, avaliou como muito positiva a experiência em São Benedito,  principalmente com  o envolvimento de pais e filhos no processo e a destinação social para um terreno que estava ocioso e mal utilizado. “É muito gratificante ver principalmente as crianças se apropriarem do espaço, cativadas para cuidar do seu patrimônio, a ponto de a comunidade desejar a sua continuidade”, afirmou.

A Zona Verde, uma empresa que atua na defesa da produção agroecológica e do consumo consciente, atuou no projeto com oficinas sobre tintas vegetais, produzidas a partir dos próprios alimentos, a produção de vasos auto irrigáveis com garrafas pets e  compostagem doméstica. Rian Melo Soares, um dos proprietários da empresa, destaca que a experiência de trabalhar diretamente com crianças foi valiosa. “É o primeiro projeto de educação ambiental que trabalhamos diretamente com crianças e foi uma vitória para todos nós”, afirmou.


Reportagem: Marina Filetti
Fotos: Marly Rodrigues 


              

Nenhum comentário: