Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ateliê de Idéias participa de seminário na Northeartern University, em Boston



O Ateliê de Idéias participou em 26 de julho de um seminário de intercâmbio de experiências na Northeastern University, em Boston, nos EUA. O evento foi realizado pelo Affordable Housing Institute (AHI), parceiro do Ateliê de Idéias nos EUA.

O Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Ateliê, Glaucio Gomes, e o Diretor do Dukakis Center da Northeastern University, Barry Bluestone, debateram sobre os papéis das universidades e das ONGs no desenvolvimento comunitário, com ênfase na inclusão habitacional, e sobre como esses dois importantes atores dialogam para criar e implantar soluções inovadoras e efetivas nas regiões em que atuam.

O seminário contou com a participação de estudantes de ciências sociais, arquitetura, urbanismo e planejamento urbano da Northeastern University.

O Prof. Barry Bluestone falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Dukakis Center, na Northeastern University, para inclusão habitacional em Boston e sobre o grande esforço para que a universidade vá alem da analise, da avaliação e do exercício acadêmico de produção de conhecimento e chegue à contribuir com ações praticas e efetivas que impactem nas condições de moradia das populações locais. Para ele, o sucesso dos projetos da universidade é resultado de uma forte aliança entre diferentes segmentos da sociedade local, como o governo, que promoveu as primeiras articulações e solicitou a aproximação da universidade, as empresas e as associações comunitárias e organizações de base.

Glaucio apresentou o Programa Bem Morar, desde sua história ate os seus resultados, para as comunidades beneficiadas, especialmente no Território do Bem, em Vitória. E enfatizou a idéia central de que qualquer programa de inclusão habitacional ou de melhorias urbanas precisa estar ligado a uma estratégia participativa e democrática de desenvolvimento local, endógeno e sustentável. Glaucio falou sobre a importância do fórum comunitário de moradores, o Fórum Bem Maior, para que o Programa Bem Maior fosse concebido e atingisse o patamar em que se encontra hoje.

Glaucio falou ainda sobre a importância das parcerias com a Universidade Federal do Espirito Santo e do Living Labs Habitat, como diferenciais essenciais para o desenvolvimento do Bem Morar. Já que muitos programas similares em todo o mundo tem como grande desafio a participação das universidades, das comunidades acadêmicas e empresariais da região. O Living Labs Habitat, do qual o Ateliê de Idéias faz parte, é uma iniciativa que tem o perfil do esforço conduzido pelo Dukakis Center, de articulação de todos os segmentos da sociedade de Boston para promover a inclusão habitacional na região.

O Prof. Barry Bluestone ressaltou o interesse que as empresas, pequenas e grandes, tiveram em promover o acesso a moradia digna para as famílias de baixa renda em Boston. Os empresários perceberam claramente como a precariedade de infraestrutura urbana e das moradias causava a migração das famílias, o empobrecimento da região e impactava negativamente em seus negócios. E que o desenvolvimento local, e de seus negócios, dependia do investimento em inclusão habitacional e melhorias urbanas.

Nenhum comentário: