Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bem Morar ganha reconhecimento em evento nos EUA como programa a ser replicado no Brasil e no Mundo


O Ateliê de Idéias participou da conferência para aprendizado e cerimônia de apresentação dos finalistas e vencedores da competição Moradia Sustentável, realizada pela Ashoka Changemakers, em parceria com o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA e a Rockefeller Foundation. O evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de julho, em Washington DC e o Ateliê foi representado por Gláucio Gomes, Coordenador de Desenvolvimento Institucional. O Programa Bem Morar, do Núcleo Habitacional do Ateliê, foi finalista da competição.

Foi um momento muito especial para o Ateliê de Idéias, ao ter seu programa habitacional reconhecido por especialistas e autoridades internacionais na área de desenvolvimento urbano como referência, que merece investimento e apoio para crescer, ganhar escala e ser reaplicado em outras regiões do Brasil e do mundo. Mas também foi um momento de aprendizagem e de aproximação em relação a novas ferramentas e estratégias para o desenvolvimento e para a sustentabilidade do programa.

No primeiro dia aconteceram diversas oficinas e painéis, onde os participantes tiveram oportunidades para interagir com investidores sociais, pesquisadores e especialistas em desenvolvimento urbano e em ganho de escala de programas e tecnologias sociais em nível global. Em um dos momentos mais marcantes do dia, investidores sociais de grandes instituições ouviram as apresentações dos programas participantes e fizeram recomendações e orientações para aprimorar o diálogo e as ferramentas de captação de recursos e geração de receitas das organizações sociais.

No segundo dia o evento foi aberto ao público. Houve palestras e painéis dos organizadores do evento. A equipe da Ashoka apresentou um painel sobre estratégias de ganho de escala para programas sociais de referência, como o Bem Morar. Carina Saito, da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), apresentou o programa Clube da Reforma – que é parceiro do Bem Morar e que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de inclusão habitacional no Brasil. Cid Blanco, oficial do Ministério da Cultura do Brasil, também deu uma palestra, apresentando um programa do MINC para integrar equipamentos culturais à estrutura urbana de comunidades de baixa renda em todo o Brasil. Ao fim do dia, os oito finalistas apresentaram seus programas ao público.

Na manhã do terceiro dia, aconteceu um webinar (seminário transmitido ao vivo pela Internet) com a participação dos três programas vencedores da competição: Desenvolvendo Propriedades para Posseiros e Inquilinos na Cidade de Buenos Aires (Habitat para Humanidade da Argentina, Buenos Aires, Argentina); Lixo Zero – Arquitetura Sustentável e Energia Renovável (Curadores da Terra, São Paulo, Brasil) e Zona de Desenvolvimento Verde (People United for Sustainable Housing, Buffalo, EUA). Os três líderes dos programas falaram dos principais fatores que contribuíram para o seu sucesso e de seus maiores desafios.

Nenhum comentário: