Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Técnico em Desenvolvimento Comunitário do Ateliê concorre a Prêmio Betinho


Como algumas pessoas já sabem, o nosso prezado técnico em Desenvolvimento Comunitário, Valmir Dantas, concorre ao Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, por ações que desenvolve na busca pela melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro São Benedito e de todo o Território do Bem, em Vitória, ES.

Além do trabalhar no Ateliê, Valmir é uma das lideranças mais ativas no Fórum Comunitário do Território do Bem – Fórum Bem Maior – onde representantes das oito comunidades que compõe o Território discutem e buscam soluções criativas para problemas comuns das comunidades.

Além disso, ele participou da coordenação do Planejamento Estratégico Comunitário, Plano Bem Maior, atua no Comitê Gestor do Banco Bem - Banco Comunitário de Desenvolvimento - e no Conselho Local de Saúde do bairro Consolação, em Vitória.

Pedimos a todos que votem no Valmir por ele ser merecedor desse reconhecimento.

Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, conheçam os indicados e votem!

Sobre Valmir

Valmir Rodrigues Dantas desenvolve ações sociais, há 15 anos, no bairro São Benedito, em Vitória (ES). O bairro começou a ser ocupado na década de 1960. À época, com a erradicação dos cafezais no interior do estado e a instalação de indústrias de grande porte próximas à capital, um grande número de pessoas se mudou para Vitória em busca de emprego e melhores condições de vida. Foi nesse período que começaram as ocupações desordenadas nas encostas dos morros da cidade. Atualmente, em São Benedito, vivem cerca de 850 famílias de baixa renda.

São Benedito, juntamente com os bairros da Penha, Consolação, Bonfim, Jaburu, Engenharia, Floresta e Itararé, integram a região que ficou conhecida como Território do Bem, pois é onde circula a moeda social Bem, muito forte e que vem mudando a realidade das pessoas que vivem no local.

Atualmente, Valmir realiza pesquisa de desenvolvimento comunitário em todos os comércios do território; promove a divulgação e o fortalecimento da moeda Bem no território; elabora o jornal comunitário Observatório do Bem; assessora e coordena intervenções urbanas em espaços públicos do bairro São Benedito e Jaburu, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); assessora o projeto Ecos do Bem no território para destinação correta dos resíduos sólidos para a Associação de Catadores da Ilha de Vitória (Amariv); e articula o Fórum Bem Maior, que realiza, mensalmente, plenária com 60 pessoas, entre elas lideranças comunitárias dos bairros, para discutir os problemas das comunidades envolvidas.

As ações de desenvolvimento comunitário implementadas na região têm impactado de maneira positiva o poder público. Destacam-se a atuação do Fórum Bem Maior que tem constantemente discutido com a prefeitura para que as ações públicas sejam realizadas em consonância com a vontade comunitária. O resgate histórico da ocupação do bairro possibilitou a formação de um núcleo de comunicação que vem produzindo o jornal comunitário Observatório do Bem e também resultou na criação de um grupo produtivo em audiovisual composto por moradores dos bairros Jaburu e São Benedito.

Nenhum comentário: