Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ateliê abre novo Ponto de Cultura de Vitória, a Agencia de Comunicação do Território do Bem


Tornar 20 moradores agentes locais de Comunicação para que produzam e gerenciem ferramentas de comunicação tais como: jornal comunitário, portal eletrônico, programa de rádio e documentário, e com isso promover a interação e o desenvolvimento local das oito comunidades que compõem o Território do Bem, isso é o que pretende o mais novo Ponto de Cultura de Vitória, a Agência de Comunicação do Território do Bem.

O projeto, fomentado e assessorado pela Associação Ateliê de Ideias, acabou de assinar convênio com a Secretaria de Cultura de Vitória, que em parceria com o Ministério da Cultura, através da edição municipal do Programa Mais Cultura, irá liberar recursos para o desenvolvimento de cinco Pontos de Cultura na capital do ES.

A Agência de Comunicação do Território do Bem vai dar continuidade as ações culturais e sociais já iniciadas desde 2009 com a execução do projeto Nossa História, Nosso Bem, também fomentado pelo Ateliê de ideias, que produziu uma cartilha com histórias das comunidades contadas pelos moradores mais antigos e personalidades ilustres da região.

O Nossa História Nosso Bem foi um projeto que veio responder a uma demanda diagnosticada pela pesquisa “Saberes, Fazeres e Perfil dos Moradores do Território do Bem” conduzida pelo fórum comunitário - Fórum Bem Maior. Com base nas conclusões da pesquisa, foi elaborado um plano estratégico para o Território, onde se determina sua visão de futuro e se definem objetivos específicos para as principais dimensões do desenvolvimento local: o Plano Bem Maior. Uma das dimensões eleitas como prioritária é a cultura.

Depois da produção da cartilha do Nossa História, Nosso Bem, os jovem envolvidos começam a notar a relação entre cultura e comunicação como forma de garantir e promover a participação de todos os moradores do Território, no processo de desenvolvimento sociocultural local.

Assim, em 2010, como primeira ação de comunicação, foi criado o jornal comunitário Observatório do Bem – com periodicidade mensal. O jornal é impresso e distribuído nas oito comunidades. Toda a sua pauta é construída de modo participativo, enfatizando o dia a dia dos moradores.

A Agencia de Comunicação do Território do Bem

A Agência de Comunicação do Território do Bem irá tornar agentes locais de Comunicação 20 moradores das oito do Território do Bem (São Benedito, Itararé, Jaburu, Floresta, Consolação, Bonfim, Bairro da Penha e Engenharia), entre jovens, adultos e idosos . Para isso, eles vão receber cursos de web design, fotografia e produção jornalística, para jornal impresso, on-line, programas de rádio, além de produção de vídeo documentário.

Os agentes de comunicação farão todo o trabalho de planejamento, pré-produção e produção das ferramentas de comunicação. Irão percorrer as oito comunidades, cobrindo e preparando matérias sobre eventos, atividades, ocorrências, momentos de destaque, conquistas etc.

Outro elemento de destaque na Agência de Comunicação do Território será a interação entre moradores e a as comunidades que formam o Território do Bem. Em todas as ferramentas da Agência haverá espaço para que os moradores possam divulgar iniciativas próprias, festas e momentos especiais, assim como para compartilhar ideias e mensagens com todas as comunidades.

Periodicamente, divulgaremos aqui todas as etapas de formação, mobilização e sustentabilidade da Agência de Comunicação do Território do Bem.

Acompanhe com a gente como está sendo o andamento desse novo Ponto de Cultura da Ilha.

Abraços e até mais!

Sobre o Território do Bem

O Território do Bem tem 31 mil habitantes, é formado pelas comunidades de São Benedito, Jaburu, Itararé, Floresta, Engenharia, Bonfim, Bairro da Penha e Consolação. É a denominação conferida pelos próprios moradores, através de suas instâncias organizativas, à região chamada pela Prefeitura de Poligonal 1, na área central de Vitória. O nome Bem vem da moeda social que deu início ao processo de integração das comunidades desse território. O Banco Bem, banco comunitário local, foi a estrutura comunitária que começou a mobilização e a articulação de moradores de diferentes comunidades no mesmo espaço social e geográfico.

Nenhum comentário: