Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Inscrições para Prêmio “Beco Limpo e em Cores” vão até segunda dia 19


Estão abertas até segunda-feira, dia 19, as inscrições do Prêmio “Beco Limpo e em Cores”, promovido pelo Ateliê de Ideias, por meio de seu Núcleo de Desenvolvimento Comunitário, que premiará o Beco mais limpo e as Melhores práticas de Limpeza e Conservação dos Becos e Escadarias, das comunidades de São Benedito e Jaburu, no Território do Bem, em Vitória/ES. As inscrições podem ser feitas no Banco Bem, em São Benedito, e no Centro Comunitário ou CAJUN de Jaburu.

O Prêmio tem por objetivo incentivar iniciativas quanto à separação e destinação de resíduos (lixos secos e úmidos), de modo a garantir a limpeza nas vias e não permitir que sejam formados pontos sujos de lixo perto de suas casas (o que representará mudança de comportamento). Os moradores terão que pensar de forma criativa numa estratégia para minimizar os problemas com o lixo, que tanto afetam as comunidades. Em maior prazo, isso representará um ambiente mais seguro e com menos riscos à saúde coletiva nas comunidades.

O lixo acumulado é um fato agravante, ainda, nos casos de chuvas fortes, podendo entupir bueiros, levando a enchentes, enxurradas, deslizamentos e contaminação.

Modalidade de Premiação

Haverá duas modalidades de premiação:

  • Na modalidade Beco Mais Limpo: serão selecionados os becos e escadarias que tiverem mostrado maior e melhor capacidade de gerenciar o seu lixo – ou seja, que forem avaliados com menor volume de lixo nos espaços coletivos (becos, ruas, terrenos desocupados, etc.), onde houve o maior número de casas que realizam coleta seletiva e onde os moradores, coletivamente, tiverem hábitos mais freqüentes de limpar e preservar os espaços coletivos.
  • Na modalidade Melhores Práticas de Limpeza e Conservação dos Becos e Escadarias, serão premiadas as 2 melhores e mais eficientes iniciativas práticas para limpar, preservar ou conscientizar suas vizinhanças quanto à importância do tratamento adequado do lixo e da conservação dos espaços coletivos (como os becos, ruas, terrenos desocupados, etc.), implementadas por um morador, um grupo de moradores ou por uma família.

Premiação

  • 1 (um) beco vencedor de Jaburu e 1 (um) beco vencedor de São Benedito serão premiados com: 20 latas de 18 litros de tinta PVA branca; 100 bisnagas de corantes; 100 lixas; 20 rolos para pintura; 20 pincéis para acabamento; e 20 bandejas para a pintura das fachadas das casas do beco premiado.
  • As 2 (duas) Melhores Práticas de Limpeza e Conservação doa Becos e Escadarias serão premiadas com R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) cada. Tal recurso deverá ser usado para a execução da proposta apresentada no ato da inscrição da prática;

Inscrição:

A participação nessa edição do Prêmio “Beco Limpo e em Cores” só é aberta às comunidades de Jaburu e São Benedito. Não será conrado taxa de inscrição

  • As inscrições na modalidade Beco Mais Limpo deverão ser coletivas – ou seja, cada inscrição representará um beco ou escadaria, necessariamente. Isso significa que todos os moradores dos mesmos becos ou escadarias deverão se mobilizar e organizar para participar da premiação. E é obrigatório que o mínimo de 2 (dois) moradores façam a inscrição do respectivo beco ou escadaria, representando os demais vizinhos.
  • As inscrições na modalidade Melhores Práticas Limpeza e Conservação dos Becos e Escadarias serão feitas por meio de indicações e nomeações. Os moradores poderão fazer a inscrição de uma família ou de um grupo de moradores de um beco ou escadaria que reconheçam como realizador de uma iniciativa eficiente e relevante para a limpeza e conservação dos espaços coletivos.
  • Formulário de Inscrição deverá ser preenchido em letras maiúsculas e legíveis.
  • Os representantes das inscrições de participação no Concurso devem se esforçar para envolver, diretamente ou indiretamente, todos o moradores de seu beco.

Informações

Para ler o edital completo e ter mais informações, basta ir aos locais de inscrição (Banco Bem, em São Benedito / Centro Comunitário e CAJUN de Jaburu) ou ligar para os responsáveis pelo Prêmio, os técnicos em Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Cosme Santos: 98261285 e Valmir Dantas: 81665253

Nenhum comentário: