Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Território do Bem recebe “Dr. Unimed na Praça”








Atividades educativas, orientações para uma vida saudável e brincadeiras, marcaram mais uma edição do “Dr. Unimed na Praça” que aconteceu no último sábado (10), de 9h às 13h, em Itararé, Vitória.

Os adultos do Território do Bem tiveram a oportunidade de fazer exames de glicose, aferição de pressão arterial, receberam dicas de saúde com orientação médica e nutricional. Já as nossas crianças se esbaldaram com atividades culturais e educativas tais como peça de teatro e oficinas de pintura, além de muitas brincadeiras nos brinquedos infláveis e na cama elástica


O evento foi organizado pela Unimed Vitória e contou com a parceria do Ateliê de Ideias com os projetos Ecos do Bem e Banco Bem, do fórum comunitário - Fórum Bem Maior, da Associação de Catadores de Material Reciclado de Vitória (Amariv) e da Caixa Econômica Federal.


Na ocasião, a equipe do Ecos do Bem orientou os moradores sobre qual a destinação correta dos resíduos sólido da região. E os agentes de crédito do Banco Bem divulgaram aos participantes os benefícios da moeda social do Banco Bem, a moeda BEM.
A comunidade fez sua parte, levando matérias recicláveis para serem vendidos no evento. A moeda de troca foi a moeda BEM.

Para o técnico em desenvolvimento comunitário do Ateliê de Ideias, Valmir Dantas, a ação surpreendeu as expectativas. Leia abaixo seu breve relato sobre o evento:


Participação dos Moradores

"O movimento nas tendas do Ecos do Bem e do Banco Bem foram constantes. Os moradores não pararam de trazer os materiais recicláveis principalmente as caixas de TETRA PAK (caixa de embalagens longa vida). A equipe do Banco e do Ecos compraram os resíduos dos moradores do território com a moeda Bem. Por exemplo: a cada dez embalagens de TETRA PAK o morador recebia 01 Bem.

Com essa ação cerca de 500 quilos de material foram arrecadados do Território do Bem para serem entregues a AMARIV e 231 Bens passaram a circular nos comércios da região. Essa iniciativa ajuda os moradores a perceber o quanto é importante destinar corretamente o lixo e contribuir no desenvolvimento econômico das comunidades com a circulação da Moeda social.

Eles saíram satisfeitos com a troca do material reciclável pela moeda Bem, principalmente as crianças que, adquirindo os Bens, saíram em disparada para gastar no primeiro comércio do bairro, conscientes de que se tratava de dinheiro".


Atuação da equipe do Banco Bem e do Ecos do Bem

"Os agentes de crédito do Banco Bem Raquel de Andrade e Cosme Santos orientavam as pessoas que se aproximavam da tenda, explicando o objetivo da moeda e os valores, quais as formas de adquirir a moeda Bem, além de nomes dos comércios que recebem o Bem.

Já a equipe do Ecos do Bem, Geisileidia, Geovana, Dani, Emilia e Maria José orientavam e divulgavam a campanha de Tetra Pak com os folders feito da reciclagem de caixas de longa vida. Elas coletavam e separavam os materiais arrecadados na tenda depositando nos Beg da Associação de Catadores - AMARIV".

Nenhum comentário: