Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Empreendedores do Território do Bem participam de palestras do projeto “Comércio Total” do Sebrae/ES


Entre os dias 17 e 21 de maio o Banco Bem realizou, em Itararé, Vitória, palestras gratuitas do projeto “Comércio Total”, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/ES, destinadas aos empreendedores do Território do Bem. Foram oito temas abordados, relacionados a comércio varejista e serviços.


Cerca de oitenta pessoas acompanharam diariamente o curso. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras voltadas para o controle financeiro, marketing, formação de preços de venda, visual da loja, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, gestão de estoque e linhas de crédito.


Para a educadora social do Ateliê de Ideias e uma das organizadoras do evento, Raquel de Andrade, as palestras do projeto “Comércio Total” foram de fácil entendimento, práticas e objetivas, o que despertou o interesse e prendeu a atenção dos presentes. “Os participantes do curso puderam tirar dúvidas a respeito de seus comércios, pedir consultoria e Plano de Negócio. Fiquei muito satisfeita com o resultado e pelas falas de muitos participantes pude perceber que o projeto foi muito bem aceito”, disse.


Segundo ela, levar o Sebrae/ES, em parceria com o Banco Bem, às comunidades, só irá beneficiar o Território do Bem, colaborando com o desenvolvimento local. “Muitos moradores, empreendedores da região, disseram que gostariam que o curso fosse repetido mais vezes”, destacou.


No ultimo dia das palestras, sexta-feira (21), foi distribuída uma pesquisa de opinião, para saber o que os participantes acharam do evento.


De acordo com a educadora social do Ateliê de Ideias, que também participou da organização do evento, Polyanne de Souza, 46 pesquisas foram respondidas e expressaram a satisfação dos moradores, além de sugestões de novos cursos. “Com base nas respostas da pesquisa, pra mim, outros eventos como esse poderiam ser oferecidos duas vezes por ano. Pretendo, a partir desse evento, continuar acompanhando, junto com a Raquel, os participantes e outras pessoas da comunidade que têm interesse em começar o próprio negócio ou melhorar o que já têm”, salientou.


Dando continuidade ao projeto “Comercio Total”, durante o evento, os participantes puderam pedir consultoria dos temas abordados nas palestras.


Os participantes interessados nas consultorias foram atendidos pelo consultor do Sebrae/ES, Arnaldo Luzia. “O consultor fazia uma espécie de filtragem para saber qual o tipo de consultoria cada um dos participantes mais precisava para melhorar seus negócios”, explicou Polyanne.


O Sebrae/ES irá atender cada um dos participantes que solicitaram consultoria no prazo de até 40 dias. O atendimento será por quatro horas para empresa não formalizada e 10 horas para empresas formalizadas.


As palestras do projeto “Comércio Total” no Território do Bem foram presididas pelo consultor do Sebrae/ES, Alziro Valego. Quinta-feira (20), na palestra Encontro de Crédito, os participantes do evento assistiram ao consultor do Sebrae/ES, Welligton Gonçalves, palestrar sobre o mercado de crédito do Estado e sobre como ter acesso a bancos e linhas de créditos disponíveis. Na ocasião a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol, palestrou sobre o objetivo do banco comunitário do Território do Bem, Banco Bem, suas linhas de créditos e a moeda social, moeda Bem.


Moradores satisfeitos com as palestras


Os participantes das palestras do projeto “Comércio Total”, do Sebrae/ES, se dizem satisfeitos com a iniciativa.


A sócia/proprietária da loja de roupas e acessórios femininos NykLoren, em Itararé, Renilda de Fátima Oliveira, diz que foi muito importante ter participado das palestras, A comerciante espera que a vida financeira de seu negócio melhore. “Agora vou colocar em prática todas as técnicas que aprendi no curso. Espero com isso que meus clientes fiquem mais satisfeitos com o atendimento, que minhas vendas aumentem, enfim, que eu tenha mais dinheiro em caixa”, falou.


Para a moradora de Itararé, proprietária de uma barraca de doces, na pracinha do bairro, Rosely Fernandes, as palestras foram esclarecedoras e didáticas “O palestrante era ótimo, quando não entendíamos, ele explicava novamente, dando exemplo de nosso cotidiano”


Rosely solicitou duas consultorias: Controle Financeiro e Atendimento ao Cliente. “Pedir essas duas consultorias para saber como controlar a entrada e saída de dinheiro do meu caixa, e quero atender bem aos meus clientes, para quem eles fiquem satisfeitos e voltem na minha barraca”, explicou.


Segundo o gerente há sete anos da Ciclo Léo, em Itararé, Rubens Teixeira, nunca é demais assistir a palestras como essa. “Durante toda a minha vida no comércio, eu já assisti a várias palestras com temas relacionados a esses, mas acho que sempre você aprende algo de novo para colocar em prática”, contou.


“Adorei as palestras. Nós pedimos duas consultorias, a de Controle de Estoque e Visual da Loja. Esperamos com isso atrair novos clientes, cativar os existente e melhorar nossas vendas”, complementou.


Já a moradora do bairro Bonfim que vende marmitex, Ana Martha de Oliveira, gostou das palestras por ter ouvido explicações sobre vários temas que ela desconhecia. “Achei maravilhosa essa iniciativa do projeto “Comércio Total”, pois eu aprendi várias coisas com as palestras, que eu não sabia, e ainda pedi consultoria de Gestão de Estoque e Controle Financeiro”, ressaltou.


Ana Martha sugeriu que a parceria do Banco Bem com o Sebrae/ES continue, e que traga para a comunidade palestras voltadas para o ramo de alimentação.


Em relação a linha de crédito oferecida pelo Banco Bem, Crédito Produtivo, a comerciante destacou que vai buscar informações, pois quer investir em seu negócio. “Pretendo fazer um estoque de produtos e comprar uma bicicleta para eu entregar as marmitex”, comentou.

Nenhum comentário: