Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ateliê de Ideias promove Mutirão do Prêmio Beco Limpo e em Cores




Os moradores da comunidade de Jaburu, Vitória/ES, junto com estudantes de arquitetura do EMAU/Ufes e a equipe do Ateliê, se reuniram, neste sábado e domingo, em mutirão, para colorir o Beco Nestor Pereira da Chacrinha, vencedor do Prêmio Beco Limpo e em Cores, promovido pelo Ateliê de Ideias, através da do Programa Ecos do Bem – Educação Ambiental no Território do Bem.

Em entrevista a Rádio CBN Vitória a Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário do Ateliê, Denise BIscotto, disse que "o concurso criado para estimular a criatividade e a estratégia de moradores para criar soluções concretas para os problemas com o lixo, que tanto afetam a comunidade, cumpriu seu objetivo, incentivando boas práticas dos moradores no que se refere à separação e destinação adequada dos lixos secos e úmidos".

Já o nosso técnico em Desenvolvimento Comunitário e morador de Jaburu, Cosme Santos, relatou que "antes, as casas nem reboco tinham. Fizemos isso e agora estamos até pintando, além de fazer um jardim também na entrada do beco. O lugar aqui está ficando um luxo, com tudo muito bonito".

Além do colorido do Beco Nestor Pereira da Chacrinha, outro fato gratificante de se ver foi a integração entre os moradores da comunidade de Jaburu com os estudantes de arquitetura e a equipe do Ateliê, que voluntariamente doaram seu fim de semana para deixar a comunidade ainda mais linda e aconchegante.

O que podemos constatar é que não só os moradores que tiveram suas casas pintadas ficaram felizes, mas também todas as 50 pessoas que participaram dessa ação, principalmente ao verem a alegria no rostinho das crianças da comunidade, que orgulhosas sorriem com os desenhos feitos nas paredes de suas casas.

A próxima comunidade do Território do Bem a ser beneficiada com o projeto é o Morro de São Benedito, onde o Prêmio Beco Limpo e em Cores está em andamento.

Para a realização do Prêmio Beco Limpo e em Cores, o Ateliê de Ideias contou com a parceria do Fórum Bem Maior (fórum de moradores do Território do Bem), da Associação de Moradores do Bairro Jaburu, Associação de Moradores do Bairro São Benedito, do Grupo Nação, da Célula EMAU/UFES, das Secretaria Municipal de Serviços – SEMSE, Secretaria Municipal e Meio Ambiente – SEMMAM, da PMV, da Floragem - Plantas e Flores e da Unimed Vitória.

Nenhum comentário: