Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Assistam ao “Somos do Bem II” pela internet


Já está disponível no YouTube o vídeo-documentário “Somos do Bem II”, que apresenta institucionalmente o Ateliê de Ideias e seus projetos de desenvolvimento local e de geração de trabalho e renda.

Entre os entrevistados do vídeo e os assuntos destacados, temos os gestores e coordenadores dos projetos que apresentaram os resultados até agora alcançados; os moradores das comunidades e suas vitórias; o papel do Banco Bem e da moeda Bem para a construção do dia-a-dia da comunidade; o elo entre os bairros do Território do Bem, nome dado pelos moradores. Além disso, o vídeo mostra o crescimento social, econômico e cultural que a comunidade pôde observar nas ações do Ateliê,

O primeiro documentário “Somos do Bem” conta a história de fundação do Ateliê. Em sua 2ª edição, o vídeo atualiza informações e apresenta novos projetos, destacando a missão, a visão e os valores da associação.

O vídeo contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Co-patrocínio do SEBRAE/ES e apoio da Faculdade Estácio de Sá de Vitória, da TV Capixaba e da CVC Veículos.

Sinopse

O vídeo começa com o estudante Fabio Freitas lendo o livro “Em busca de uma nova racionalidade”, do filósofo e professor da UFES Mauricio Abdalla. Nesse momento, Fabio sente-se atraído pela televisão, onde é exibido o primeiro documentário Somos do Bem, em que o professor Abdalla discute sobre a importância da filosofia da Economia Solidária.

O estudante resolve fazer um trabalho sobre o tema e decide visitar a Associação Ateliê de Ideias em busca de novas informações. Chegando à sede do Ateliê, em São Benedito, é recebido pela presidente da Associação, Leonora Mol.

Leonora explica ao pesquisador como é a organização institucional do nosso Ateliê e o convida a conversar com os demais gestores, que explicam como funcionam os projetos assessorados: Fórum Bem Maior, a Cooperativa dos Bens do Ateliê de Ideias – CoopBem – e o banco comunitário – Banco Bem.

No vídeo há depoimentos dos cooperados da CoopBem descrevendo suas atividades, suas conquistas e o que esperam do futuro. Além de moradores da comunidade que são beneficiados pelo Banco Bem e pelos demais projetos.

Ficha Técnica

Produção: Geisiane Teixeira
Assistente de Produção: Sergio Corrêa
Produção Geral: Geisiane Teixeira
Roteiro: Andressa Ferraz e Taciana Grotti
Direção: Andressa Ferraz, Geisiane Teixeira e Taciana Grotti
Imagens: Faculdade Estácio de Sá de Vitória
Taciana Grotti e Breno Coelho
Imagens Aéreas: Rafael Zambe
Edição de Texto: Andressa Ferraz e Geisiane Teixeira
Edição de Imagens: TV Capixaba
Thiago Marin Fambre e Vinícius Candote
Finalização: BR Produções
Amaro R. Gonçalves e Humberto Lima
Áudio: LOKOO’S Comunicação Sonora
Guilherme DJ e Alessandro Monteiro

Para assistir ao “Somos do Bem II”, acessem:

http://www.youtube.com/watch?v=EfPdG9NE0xo&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=UF-NVdXEiJc&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=gujd4XKCeao&feature=channel

Nenhum comentário: