Dando continuidade ao Nossa História Nosso Bem, foi aprovado no final do ano passado, pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), o projeto Película Viva, que tem como objetivo capacitar 10 jovens das comunidades atendidas pelo Ateliê de Ideias, em técnicas de audiovisual e unir tais jovens a 15 moradores integrantes da equipe do jornal comunitário para produção de um veículo de comunicação impresso.
O Película Viva foi elaborado a partir da demanda apresentada pelos participantes do projeto Nossa História Nosso Bem, realizado de setembro de
Além disso, a articulação entre o grupo de audiovisual e o grupo do jornal comunitário -15 moradores, jovens e adultos - possibilitará desenvolvimento e qualificação aos dois grupos. Os jovens do audiovisual irão aprender as técnicas de produção de jornal impresso, já dominadas pelo grupo do jornal comunitário, e também trabalharão diretamente na elaboração do jornal.
O Jornal comunitário tem como principal objetivo fortalecer os processos de comunicação entre os bairros São Benedito, Bairro da Penha, Jaburu, Bonfim, Consolação, Floresta, Itararé e Engenharia, em Vitória, além de levar os moradores a refletir sobre os problemas comuns e pensar em propostas de mudanças.
Para a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Moll, a importância do Película Viva “se dá tanto por ser uma iniciativa demandada pelos próprios jovens, alinhada com seus talentos, desejos e vocações, quanto por ser um projeto inovador do ponto de vista político e cidadão, por interferir na realidade local por meio do envolvimento dos jovens na arte e na comunicação comunitária”.
A Fundação Luterana de Diaconia aprovou o projeto Película Viva com o valor parcial de R$ 15 mil reais, que foram disponibilizados para compras de equipamentos e remuneração do instrutor de audiovisual por seis meses. O projeto teve início no dia 15 de janeiro e será finalizado em 15 de junho de 2010.
As oficinas
O curso de formação em audiovisual será composto de oficinas de 100h, sendo 20h mensais. O curso utilizará a metodologia de aprender fazendo, articulando teoria e prática, voltada ao empreendimento econômico solidário.
Já as oficinas de multiplicação das técnicas destinadas aos 15 moradores envolvidos no jornal comunitário serão compostas por 48h, sendo 16h por mês.
As oficinas serão ministradas em espaço cedido pela Associação Ateliê de Ideias e o Curso de formação em Audiovisual utilizará equipamentos da instituição para as aulas.
Fundação Luterana de Diaconia (FLD)
Para os que têm interesse, a FLD continua recebendo projetos até o dia 31 de março.
http://www.fld.com.br/noticia.php?ID=14 ou http://www.fld.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário