Páginas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ateliê recebe intercambista da Bélgica





Na semana passada o nosso banco comunitário, Banco Bem, constituído por moradores e gestão do Ateliê de Ideias, recebeu a estudante belga Alexia Fouarge, para fazer três meses de estágio voluntário.


No início de 2009, após ter informações sobre moedas sociais, Alexia, que é estudante de economia da Universidade Louvain-la-Neuve, da Bélgica, ficou interessada em fazer sua monografia sobre os bancos comunitários do Brasil.


Assim, através de um intercâmbio universitário, a estudante chegou ao nosso país, em julho de 2009, para começar um semestre de estudos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em São Paulo.


Em seus levantamentos, a belga descobriu que há, no Brasil, uma rede de bancos comunitários. Daí a conhecer o Banco Bem foi um pulo, ou melhor, um e-mail.


“No início fiz contato, por e-mail com a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol. Depois conversamos por telefone e chegamos à conclusão que eu chegaria em fevereiro ao Espírito Santo, para fazer um estágio no Banco Bem. Isso me deixou muito feliz e grata, pois ajudará muito nas minhas pesquisas” contou


O objetivo da estudante é entender, na prática, como funciona o Banco Bem e a moeda social: “Preciso levantar dados para poder analisar o impacto do Banco Bem sobre as comunidades e as diferenças entre um banco de microcrédito que funciona sem moeda social e um que usa moeda social”, explica


Durante seu estágio, Alexia irá ajudar a equipe do banco a realizar pesquisas e cadastrar os comerciantes das comunidades que recebem a moeda social do Banco Bem – Moeda Bem.


“Depois quero traduzir a minha monografia para o português e mandar para o Ateliê e para o Banco Bem, para que eles possam ter os resultados das minhas pesquisas”, conclui nossa nova estagiária.

Nenhum comentário: