Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bem Morar é destaque na Mostra Ethos 2010





Garantir acesso de famílias com baixa renda à moradia digna, enquanto Direito Humano, e reduzir os graus de risco pessoal e vulnerabilidade social das famílias atendidas são o objetivo do Programa Bem Morar, do nosso Ateliê de Ideias, que foi destaque na 3ª Mostra de Tecnologias Sustentáveis, promovida pelo Instituto Ethos, entre os dias 11 a 14 de maio. O evento aconteceu paralelamente à Conferência Internacional - Empresas e Responsabilidade Social, em São Paulo.


O Programa Bem Morar foi criado pela Associação Ateliê de Ideias, após se observar que as construções no Território do Bem, em Vitória, são, em maioria, erguidas pelos próprios moradores, sem planejamento, projetos e orientações, feitas em locais impróprios, inseguros e com grande desperdício de recursos naturais e de material de construção.


O Bem Morar busca sanar esses problemas, oferecendo crédito habitacional, concedido pelo banco comunitário, Banco Bem, que viabiliza reformas e construções de moradias; assistência técnica para elaboração de projeto arquitetônico, orientação quanto ao orçamento e acompanhamento das obras promovendo a reutilização de água, utilização de tijolos ecológicos pré-fabricados, redução de desperdício de material durante a obra, esgotamento sanitário de qualidade e um sistemas de circulação de ar adequado.


Com a concessão do crédito habitacional, pelo Banco Bem, o Programa estimula o comércio da região, já que os moradores do Território do Bem compram o material de construção na comunidade, promovendo assim o desenvolvimento local. E também com a utilização de tijolos ecológicos, tecnologia sustentável, há o envolvimento das famílias na produção deles e a garantia de redução do custo da construção, assim como a utilização de recursos naturais.


Os benefícios do Bem Morar são inúmeros, tanto no âmbito social, quanto no econômico e no ambiental. No âmbito social garante a redução do risco pessoal e comunitário, no âmbito econômico proporciona o acesso a crédito e a casas mais econômicas, e no ambiental estimula a construção de habitações ecoeficientes.


Resultados alcançados:


  • 110 créditos habitacionais concedidos no valor total de R$ 247.146,80, proporcionando moradia digna e beneficiando 440 pessoas;
  • Todas as famílias receberam assistência técnica especializada e foram capacitadas durante o processo (acompanhamento e elaboração de projetos arquitetônicos e orçamentos);
  • Inicio da construção de 24 moradias com tecnologias limpas, com recursos do Ministério das Cidades – Essas casas serão construídas em Cariacica, ES, o que significa a reaplicação do projeto para além do Território do Bem, em Vitória;
  • Estudo e implantação de tecnologias ecoeficientes.

Stand do Ateliê na Mostra


A presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol, representou a associação na Mostra Ethos 2010, tirando duvidadas e esclarecendo o objetivo do Programa Bem Morar aos visitantes do evento que passavam por nosso stand.


A participação do Ateliê foi assessorada pela E-feito Agência Virtual, com a colaboração de seus parceiros Cúbica Cenografia (www.cubica.com.br) e N Idéias Design (www.nideias.com.br), empresas do Rio de Janeiro que através da Fundação Ismael Nery (www.fundacaoismaelnery.org.br), apoiaram o projeto criando o conceito para o do stand e construíram a maquete do Programa Bem Morar, do Ateliê de Idéias em regime pro bono.


Conheça mais o trabalho da E-feito no blog: http://e-feitoagenciavirtual.blogspot.com/

Nenhum comentário: