Um alerta aos cozinheiros de plantão!
Vocês já pararam pra pensar para onde vai o óleo de cozinha que é jogado pelo ralo da pia?
Pois bem, o acúmulo de óleo e gordura nos encanamentos pode causar entupimento nas tubulações e até rompimentos nas redes de coleta. Além disso, o óleo segue para as redes de esgoto, que é despejado, em sua maioria, em rios e mares, poluindo estes locais, impedindo que as plantas e animais aquáticos recebam oxigênio.
Desastroso, né? Se depois de fritar banana, batata, coxinha ou aquele apetitoso franguinho, era hábito seu jogar o óleo na pia ou despejar em bueiros, terrenos ou no lixo, agora você pode mudar esse comportamento tão danoso ao meio ambiente e ainda contribuir para um projeto social.
O primeiro passo é armazenar o óleo de cozinha usado, já frio, em um recipiente com tampa (de vidro ou de garrafa pet) e doar ao projeto “Óleo para o Bem”. Este material será transformado em biodiesel e voltará para o ambiente em forma de um produto menos poluente que ajuda na redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
Além disso, você contribui para o aumento da circulação da moeda social do banco comunitário, Banco Bem, a moeda Bem, no Território do Bem
Além de apoiar na circulação da moeda Bem, do Banco Bem e colaborar com o aumento da renda dos trabalhadores da Associação de Catadores de Material Reciclável da Ilha de Vitória – AMARIV, o projeto também ajuda outras entidades de diversas comunidades da Grande Vitória
O recurso que vai para o Banco Bem e por conseqüência para Amariv, é das vendas dos óleos de cozinha doados nos pontos de coleta da Igreja Santa Rita, Academia Contours, Telefrut e Ateliê de Ideias. Postos que estão na região da Praia do Canto. Os valores dos demais postos, beneficiam outras entidades.
Na sexta-fera (30) houve um encontro na Amariv entre os catadores da associação, o vereador Serjão e a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol, para prestação de contas dos recursos que vem para o Banco Bem. Na ocasião foi repassada a 2º parcela – R$ 228 reais - com valores arrecadados com a venda do óleo.
O projeto tem apresentado excelentes resultados. Desde o início, já foram doados dois mil e seis litros de óleo de cozinha usado. No total de R$ 602 reais. Esse valor foi revestido
Tais iniciativas fortalecem ainda mais a moeda Bem, promovendo a circulação da riqueza nas comunidades atendidas pelo Ateliê de Ideias.
- Associação Ateliê de Idéias (Banco Bem) - Telefone: 3227-7235
Rua Tenente Setúbal, 93 - Bairro São Benedito - Vitória (ES)
- Igreja Santa Rita de Cássia - Telefone: 3227-0010
Rua Fortunato Ramos, 345 - Praia do Canto - Vitória (ES)
- Academia Contours - Telefone: 3225-3634
Av. Rio Branco, 1640 - 2º e 3º pavimento - Praia do Canto - Vitória (ES)
- Telefrut
Praça São Cristóvão Jacques, 33 - loja 1 - Santa Helena - Vitória (ES)
- Centro Social Dom João Batista
Rua Brígida Nader, s/nº - Ilha do Príncipe - Vitória (ES)
- Movimento Comunitário do Bairro Andorinhas
Av. Leitão da Silva,4028 - Bairro Andorinhas - Vitória
Por que reciclar
Para retirar o óleo usado e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.
Nas estações de reciclagem, o óleo usado se transforma em biodiesel ou sabão.
A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no ralo da pia, no lixo, terrenos ou bueiros pode contribuir para diminuir o aquecimento global
Nenhum comentário:
Postar um comentário