Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Troca de experiência na visita da Incubadora de Barreiras à sede do Ateliê



Com o objetivo de conhecer o funcionamento do banco comunitário, Banco Bem, de saber como é a circulação da Moeda Social, moeda Bem, e trocar experiências sobre o Programa de Incubação do Ateliê de Ideias, a equipe da Incubadora Universitária de Empreendimentos de Economia Solidária, de Barreiras, Bahia, veio nos visitar quarta-feira (22/7).

A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora da Incubadora, Renata Monteiro, o professor da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e vice-coordenador da Incubadora, Nelson Gomes Junior, e as bolsistas da Incubadora, a graduanda da UFBA, em Geografia, Débora Maria Santana e a graduanda da FASB em Psicologia , Sandra Maura Escobar, conversaram com a presidente do Ateliê, Leonora Mol, com a equipe do Banco Bem, com o técnico em desenvolvimento comunitário, Cosme Santos e com o técnico em incubação do Ateliê, Rubens Senna, além de passarem algumas horas nos Grupos Produtivos do Ateliê de Ideias: Bem Arte Moda, Bem Nutrir, Bem Decorar e Bem Limpar

A Incubadora Universitária de Empreendimentos de Economia Solidária, de Barreira, foi criada a partir da necessidade de se apoiar um grupo produtivo de mulheres, da cidade de Barreiras. A incubadora foi beneficiada, em 2009, por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB), em que foram contemplados com cerca de R$198 mil reais.

Depois da visita, nós batemos um papo com o professor Nelson, que nos explicou como e por que surgiu a idéia da Incubadora e como foi a visita à nossa sede.

Leia e comente.

Ateliê: Por que a criação de uma incubadora social em Barreiras?

Prof. Nelson: A Incubadora surgiu a partir da demanda de um grupo de mulheres pobres da cidade de Barreiras, interessadas no apoio da Universidade com vistas à geração trabalho e renda. Tais mulheres já se organizavam em torno de uma associação de moradores local e muitas delas já traziam um saber acumulado na área de reaproveitamento do óleo de cozinha e sua transformação em sabão caseiro. Nós, por outro lado, já trazíamos algumas experiências ligadas à Economia Solidária e entendemos que aquela seria uma oportunidade ímpar de associar mais uma vez o saber acadêmico ao popular numa tentativa de construir uma sociedade mais justa e menos excludente.

Ateliê: Quais são as ações que serão ou já são desenvolvidas (tais como acompanhamento de grupos produtivos)?

Prof. Nelson: Desde o final de 2008 temos acompanhado de perto toda a preparação desse grupo que nos procurou e sua transformação em um grupo produtivo pautado nos princípios solidários. Já concretizamos etapas ligadas à formação em economia solidária e cooperativismo, discussões sobre processos grupais, além de preservação ambiental, prevenção de acidentes de trabalho etc. Atualmente, estamos em uma etapa de formação específica para a produção, onde as cooperadas são acompanhadas por um professor de Química da Universidade que testa e ensina diversas receitas de transformação do óleo em sabão, de modo a não agredir o meio ambiente e o próprio organismo da equipe produtiva e até mesmo dos futuros clientes.

Ateliê: Qual o objetivo de visitarem o Ateliê de Ideias?

Prof. Nelson: Desde o início, o trabalho de Leonora e de todos vocês tem sido uma grande inspiração para todos nós. Já conhecia a experiência do Ateliê de Idéias desde 2006, quando tive a oportunidade de supervisionar estagiários de Psicologia da UNIVIX que colaboravam com algumas das atividades locais. Visitar o Território do Bem foi mais uma vez uma ótima oportunidade de tomar contato com uma experiência séria, reconhecida e de sucesso inigualável no campo da Economia Solidária. Nossa principal dificuldade no momento está sendo implementar questões como o plano de negócios, a análise da viabilidade econômica e a própria legalização do empreendimento. A visita ao Ateliê de Idéias nos possibilitou conversar muito sobre esses temas e repensar nossas opções e que estratégias podemos implementar. Além disso, a incubadora tem um papel fundamental na formação dos alunos que a compõem. Nesse sentido, trazer as bolsistas conosco significou apresentar "ao vivo e a cores" toda aquela experiência de que sempre falávamos em nossos encontros e que agora elas (as bolsistas) tiveram oportunidade de conhecer pessoalmente.

Ateliê: Como foi a conversa que tiveram com a presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol?

Prof. Nelson: A conversa com Leonora foi fundamental para pensarmos um pouco mais sobre os pontos mencionados anteriormente, em especial a assessoria com vistas ao plano de negócios e a viabilidade econômica, além das dificuldades vivenciadas para legalização do empreendimento. Conseguimos ainda visualizar as mudanças de percurso vivenciadas pelo Ateliê de Idéias e a forma como Leonora compreende e tem colaborado na condução desse processo. Isso é fundamental para pensarmos o nosso trabalho e que rumos estamos tomando enquanto incubadora.

Ateliê: E com a equipe do Banco Bem?

Prof. Nelson: Conversar com a equipe do Banco foi importante para pensarmos a importância da Moeda Social como dinamizadora dessa rede de solidariedade. O Banco Bem tem ocupado um lugar fundamental como elo de ligação dessa rede de solidariedade instalada hoje no Território do Bem. Mais do que emprestar dinheiro, conseguimos visualizar como o banco tem operado com vistas à inclusão social e otimização da dignidade dos moradores da região.

Ateliê: Como foi a conversa com o técnico em desenvolvimento comunitário do Ateliê de Ideias, Cosme Santos, sobre a questão do trabalho de aquecimento da economia local e circulação da moeda Bem?

Prof. Nelson: A conversa foi ótima. Conseguimos perceber o papel do Cosme como fundamental para a ligação entre o banco e a comunidade. Fortalecer a moeda e conseguir cada vez mais adeptos é uma importante ação com vistas ao aquecimento da economia local, possibilitando que os recursos do bairro circulem no próprio bairro. Isso é bom para todos.

Ateliê: O que vocês destacam como troca de experiência, na conversa que tiveram com o técnico em Incubação do Ateliê, Rubens Senna?

Prof. Nelson: A conversa com Rubens foi muito importante para pensarmos a questão da sustentabilidade dos empreendimentos e de toda a dificuldade que nossa legislação impõe às pequenas cooperativas e aos empreendimentos solidários. A conversa foi muito boa para pensarmos alternativas ao sistema tradicional de cooperativas, pois a questão fiscal tem obrigado vários empreendimentos a fecharem suas portas. Não queremos experimentar isso para depois mudar os rumos. A conversa foi importante para pensarmos isso antes da legalização final do empreendimento que acompanhamos.

Ateliê: Qual foi a percepção de vocês em relação aos grupos produtivos do Ateliê?

Prof. Nelson: Ficamos muito bem impressionados com o Bem Nutrir e o Bem Arte Moda e com sua capacidade de sustentabilidade e de trabalho coletivo. Estamos curiosos para saber dos novos rumos do Bem Construir e na torcida de que o Bem Limpar possa se reestruturar e, assim como o nosso grupo incubado, transformar muitos resíduos sólidos e líquidos da própria comunidade em riqueza e preservação ambiental.

Fotos: Na primeira foto aparecem as bolsistas da incubadora, Débora e Sandra e a Prof.ª Renata / Na segunda foto aparece o Prof. Nelson ao lado do banner da Moeda Bem

Nós da equipe do Ateliê somos muito gratos às pessoas que querem conhecer nosso trabalho. Sentimo-nos agraciados pelas trocas de experiências, pois assim como nossos visitantes aprendem conosco, nós aprendemos com eles, isso é dignificante.

Caso queiram conhecer mais de perto as nossas ações, favor entrar em contato com antecedência, através do telefone: (027) 32277235 das 8h às 14h ou pelo e-mail: ateliedeideias@ateliedeideias.org.br

Nenhum comentário: