Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Parceria entre Ateliê, Fundação Otacílio Coser e Rummos Assessoria promove projeto “Fortalecimento de Coletivos Jovens na Região da Grande Vitória”


O Ateliê de Ideias, em parceria com a Fundação Otacílio Coser e a Rummos Assessoria Pesquisa e Avaliação, deu início em abril desse ano ao projeto Fortalecimento de Coletivos Jovens na Região da Grande Vitória. O objetivo do projeto é contribuir para aumentar e qualificar a participação dos coletivos jovens nos espaços em que são planejados e construídos políticas públicas e programas sociais visando o desenvolvimento sustentável das comunidades.


Abaixo segue relato da coordenadora do Fortalecimento de Coletivos Jovens na Região da Grande Vitória, LIdiane Leite, explicando as etapas e fundamentos do projeto:


Acreditamos que os jovens, mobilizados e organizados, são agentes fundamentais do desenvolvimento local. E que o fortalecimento dos coletivos de jovens e a cooperação desses coletivos em redes são estratégias para potencializar as suas vocações para empreender em nome da transformação da realidade e da melhoria das condições sociais.


A primeira etapa do projeto consistiu num mapeamento dos grupos atuantes na região da Grande Vitória a fim de conhecer suas principais demandas e potencialidades. Com a finalização desse mapeamento e as análises dos dados obtidos, foi possível desenhar as novas estratégias metodológicas para a 2ª fase do projeto.


A 2ª fase consiste no fortalecimento de organizações sociais de jovens para serem referências e gestoras de redes de coletivos jovens no território. Assim, temos trabalhado no provimento de apoio técnico e gerencial para que os coletivos jovens dos territórios de Vitória, Vila Velha e Serra tenham a oportunidade de se estruturar e adquirir conhecimentos e capacidades para planejar e administrar os grupos, buscar novas parcerias com atores como empresas, governos e outras ONGs e realizar projetos que contribuam para o desenvolvimento de suas comunidades.


A formação da rede de coletivos vem sendo esboçada desde junho de 2010 e é composta por cinco coletivos: Instituto TamoJunto, Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua, Instituto Domínio Corporal, Companhia de Artes Integradas Academia de Sonhos e Omelete Cultural.


Metodologicamente, nesta 2º fase, assume-se como proposta do projeto o estímulo e o apoio para que cada organização/coletivo jovem participante desenhe e construa um projeto de desenvolvimento local que represente uma estratégia elaborada com base nos mapeamentos e diagnósticos de seus territórios. Vale ressaltar que para construir esse projeto de desenvolvimento local, a organização precisará mobilizar, articular e envolver os atores de seus territórios, compreendendo as suas principais demandas e prioridades.


Nosso foco, portanto, neste momento, é o fortalecimento da rede de coletivos e a construção de uma pesquisa contextual participativa, que dê subsídios a projetos de desenvolvimento local elaborados pelos coletivos. Todo esse processo vem acontecendo de forma concomitante com os processos de assistência técnica e gerencial ofertado aos coletivos.

Lidiane Leite


Para irem acompanhando as ações do projeto Fortalecimento de Coletivos Jovens na Região da Grande Vitória. Basta continuar visitando nosso blog ou acessar as páginas dos nossos parceiros: Fundação Otacílio Coser http://www.foco.org.br/ e Rummos Assessoria Pesquisa e Avaliação: http://www.rummos.org.br

Nenhum comentário: