Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Plano Bem Maior concorre ao Prêmio FINEP de Inovações 2010


O Plano Bem Maior do Território do Bem foi reconhecido mais uma vez como tecnologia social. Desta vez o planejamento estratégico comunitário é um dos três finalistas do Prêmio FINEP de Inovação 2010 – Região Sudeste.


O Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) de Inovação foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas.


O FINEP considera que empresas e instituições inovadoras são aquelas que desenvolvem soluções em forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados, oferecendo ao mercado ou à sociedade ao menos uma dessas soluções nos últimos três anos.


O prêmio está dividido em sete categorias – Instituição de Ciência e Tecnologia, Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Inventor Inovador e Gestão da Inovação.


O Plano Bem Maior do Território do Bem, um dos finalistas na categoria Tecnologia Social, é o planejamento estratégico para os próximos oito anos, feito para direcionar o desenvolvimento comunitário da região do Território do Bem, local que abrange oito bairros onde o Ateliê de Ideias atua.


A cerimônia de premiação acontece amanhã,segunda-feira, dia 22, às 16 horas, no Parque de Exposições de Carapina (Pirâmide do Conhecimento), Serra/ES.


O 1º lugar receberá troféu e recursos em dinheiro e será classificado para a etapa nacional, o 2º e o 3º lugar receberão um troféu. Dos 15 finalistas, somente o Ateliê de Ideias é do Espírito Santo, os demais são de São Paulo (sete), de Minas Gerais (quatro) e do Rio de Janeiro (três).


Os primeiros colocados regionais em cada categoria irão concorrer à etapa Nacional, com premiação no dia 29/11, em Brasília. Este ano, o Prêmio recebeu 885 inscrições em todo o Brasil: Norte, 82, Nordeste, 159, Centro-Oeste, 113, Sudeste, 307, e Sul, 224.


Para mais informações sobre o Premo FINEP de Inovações 2010, acesse: http://www2.finep.gov.br/premio/index.php

Saiba mais sobre o Plano Bem Maior do Território do Bem

Tudo começou com a parceria entre o Fórum Bem Maior e o Ateliê de Ideias, que resultou numa pesquisa sobre o perfil dos moradores do Território do Bem.

Em seguida, com assessoria do Ateliê, os moradores elaboraram o planejamento estratégico comunitário – Plano Bem Maior do Território do Bem. Ao todo, serão mais de 31 mil pessoas beneficiadas com essa iniciativa. Entre os objetivos, está o de ampliar o envolvimento dos moradores no Fórum comunitário - Fórum Bem Maior -, com o intuito de apoiar as demandas que promovem a cultura da paz e a geração de trabalho e renda, além de fomentar a responsabilidade socioambiental, com foco na coleta de material reciclado.

Objetivos da Cartilha Plano Bem Maior do Território do Bem

  • Buscar a elevação da escolaridade dos Moradores do Território do Bem.
  • Ampliar o envolvimento e participação dos moradores no Fórum Bem Maior.
  • Apoiar iniciativas que promovam a cultura da paz.
  • Ampliar e fortalecer parcerias.
  • Formar lideranças.
  • Assegurar a participação do Fórum Bem Maior nos espaços de articulação política.
  • Articular iniciativa de geração trabalho e renda.
  • Fomentar iniciativa de responsabilidade socioambiental, com foco em resíduo sólido.
  • Resgatar, compartilhar e divulgar o multiculturalismo e a diversidade do Território do Bem.

Um comentário:

Simone disse...

Estamos na torcida.
Grande abraço,
Simone