Páginas

terça-feira, 2 de março de 2010

Blogueiros franceses visitam o Banco Bem



Com o intuito de escrever um artigo sobre o banco comunitário, Banco Bem, que foi constituído por moradores, com o controle social do Ateliê de Ideia, uma dupla de blogueiros e estudantes franceses, Alban Leveau-Vallier e Olivier Cohen de Timary, visitaram na ultima sexta-feira (26) a sede do banco em São Benedito, Vitória.

Segundo Alban, os pesquisadores estão percorrendo algumas cidades de vários países do mundo em busca de iniciativas desenvolvidas por instituições e comunidades que proporcionam uma melhora significativa na qualidade de vida de pessoas de baixa renda. “O nosso objetivo é mostrar essas ações aos franceses para que com isso eles possam pensar em como seria a melhor maneira de lidar com os problemas sociais de nosso país. Por meio de um livro, de artigos, de fotografias, de vídeos, nós queremos promover o que significa para nós uma nova solução para o futuro”, explicou.

O Banco Bem será o exemplo do Brasil de como funciona um banco comunitário com uma moeda social. Além de conversarem com os funcionários do banco, os articulistas conversaram com moradores da região, tomadores de empréstimos do banco que relataram como investiram o dinheiro e a importância do Banco Bem em suas vidas e na comunidade.

O artigo será escrito originalmente em francês e será traduzido para o português, inglês e espanhol. O endereço do blog dos estudantes é: http://socialter.fr/pt/

É provável que até o fim desta semana tal artigo esteja na internet. Vamos aguardar ansiosos sua publicação, assim como as fotos e o vídeo. Assim que estiverem disponíveis, o link será disponibilizado.

Nenhum comentário: