Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parceria entre Ateliê e Instituto Renner irá garantir empréstimos para mulheres


O Banco Bem, gerido pela Associação Ateliê de Ideias, iniciou suas atividades em outubro de 2005 e já contribuiu para a replicação de outros dois bancos comunitários no Espírito Santo: o Banco Terra no município de Vila Velha e o Banco Sol no município de Cariacica.


Com o objetivo de consolidar a integração do Bem com o Sol e permitir que os dois bancos comunitários possam ter uma linha exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras, a Associação Ateliê de Ideias e o Instituto Lojas Renner iniciaram neste ano uma parceria para viabilização do projeto “Integração do Bem com o Sol”.

O Banco Sol foi criado em novembro de 2008 e é gerido por uma Associação de mulheres que produzem artesanato com folhas de bananeira, Associação Costumes Artes, que se localiza numa região de alta vulnerabilidade social e econômica, da região 10, no bairro Vista Dourada, em Cariacica.

O projeto “Integração do Bem com o Sol” será realizado em doze meses e oferecerá 24 créditos produtivos para mulheres empreendedoras do Território do Bem, em Vitória e da região 10 de Cariacica, objetivando contribuir para o fortalecimento dos negócios gerenciados por mulheres em região de baixa renda, ampliando assim a renda das mulheres e de suas famílias.

Com isso espera-se que haja aumento de novos postos de trabalho nas regiões, que a renda média dos empreendimentos seja elevada em até o valor do salário mínimo, após, pelo menos, dois anos do fim do projeto e que os negócios das mulheres possam criar alternativas de trabalho e renda para outras pessoas das comunidades atendidas.

O projeto contempla ainda a capacitação e o acompanhamento do trabalho de uma agente de crédito do Banco Sol, além da contratação de uma assessora de comunicação para divulgar nesta página (blog), e mais adiante na página de notícias do site do Ateliê, os resultados dessa iniciativa e das demais ações do Ateliê de Ideias.

Os créditos produtivos serão oferecidos conforme critérios definidos nos Fóruns de Desenvolvimento Comunitário. As mulheres do Território do Bem (São Benedito, Bairro da Penha, Floresta, Consolação, Engenharia, Jaburu, Itararé e Bonfim, em Vitória) e as mulheres da região 10, de Cariacica, que desejam obter mais informações, devem entrar em contato com o Banco Bem ou com o Banco Sol ou participar dos Fóruns.

Contatos:

Banco Bem
Telefone: 027 – 32277235

Banco Sol
Telefone: 027 – 33448283 / 33969115

Instituto Lojas Renner


O Instituto Lojas Renner é responsável por direcionar e gerir o investimento social da Renner. Criado em junho de 2008 como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), busca a inserção da mulher no mercado de trabalho por meio de apoio a projetos de capacitação e geração de emprego e renda nas comunidades onde atua.


Para mais informações acessem: http://portal.lojasrenner.com.br/renner/responsabilidade/index.action

Nenhum comentário: