Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Living Lab Habitat agora faz parte da Rede Européia de Living Labs

A partir dessa semana, a Rede Living Lab Habitat, fundada por instituições do Espírito Santo, como o Ateliê de Ideias e a UFES, participará da Rede Européia de Living Labs (ENoLL), com o projeto LL Habitat, que tem o objetivo de desenvolver e implantar tecnologias amigáveis ao meio ambiente para moradias na área urbana e rural.


“Tivemos a grata satisfação de ter a nossa proposta aprovada. Continuaremos a desenvolver pesquisas nessa área, em comunidades de baixa renda, com grandes perspectivas de implantação. E poderemos também, via o nosso Living Lab (Laboratório vivo), participar de editais da Rede Européia”, conclui a presidente do Ateliê de Ideias e uma das idealizadoras da Living Lab Habitat, Leonora Mol.


Os living labs são ambientes abertos de inovação e têm como proposta uma nova forma de abordar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.


Em Novembro de 2006, com o apoio da Presidência Finlandesa da União Européia (EU) foi lançada a “European Network of Living Labs” - Rede Européia de “Living Labs” - (ENoLL), como primeiro passo em direção a um novo sistema europeu de inovação. Atualmente, integram a rede cerca de 128 laboratórios vivos distribuídos por 26 países de 4 continentes.


A “inovação aberta” implica uma mudança de paradigma na forma como as empresas e universidades levam a cabo o processo de inovação: este deixa de ocorrer no contexto fechado dos laboratórios, prevalecendo o desenvolvimento, experimentação e teste de produtos, serviços e soluções criativas em contexto real e em interação contínua com os cidadãos.


Por agora fazer parte da Rede Européia de Living Labs (ENoLL), a Rede Living Lab Habitat foi convidada a participar do evento 4º Wave Launch Event, que acontecerá em Valência, na Espanha, nos dias 13 e14 de abril de 2010. A programação do evento inclui uma cerimônia de boas vindas para todos os membros ENoLL novo.


Para mais informações sobre a Rede Européia de Living Labs (ENoLL), acesse: www.openlivinglabs.eu

Quem quiser traduzir pode usar o site www.tradukka.com

Nenhum comentário: