Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ateliê comemora resultado do Mutirão do Bem





A campanha “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”, realizada pelo Ateliê de Idéias, Fórum Comunitário – Bem Maior e CISV Internacional, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória e demais parceiros, de 03 a 19 de janeiro, foi um sucesso. Em três semanas, voluntários fizeram trabalho de sensibilização e conscientização ambiental em mais de duas mil residências das 8 comunidades que compõem o Território do Bem (São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Engenharia, Consolação, Bonfim, Jaburu e Floresta), em Vitória. Para ficar ainda melhor, transformaram dois terrenos dos Morros do Juburu e do Floresta onde só havia lixo em parques. Para isso, comunidades e voluntários colocaram a mão na massa limpando esses locais com grande aglomeração de entulhos e criando pontos de atividades recreativas, jardins e até horta.

No Floresta, onde foram recolhidos três caminhões de lixo, as crianças batizaram o local de Parque da Amizade. No espaço, agora, elas podem se divertir com amarelinha e pista de carrinho pintados no chão e outros brinquedos feitos com aproveitamento de material encontrado na comunidade, como pneus (cheios de areia e brita, claro).

Já no Jaburu , de onde foram levados mais de três caminhões de lixo, além do passatempo para crianças, que batizaram o espaço como Parque do Bem, foi criada um horta. “È gratificante ver que o trabalho deu certo. Após sua conclusão os moradores não pararam de procurar por melhorias. Já fizeram dois bancos de alvenaria e agora vão revesti-los com piso que ganharam”, comemora Denise Biscotto, coordenadora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Idéias.

O “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos, além dos técnicos do Ateliê de Idéias, dos voluntários do CISV Internacional (vindos de 11 países), contou com a participação de lideranças comunitárias, estudantes e professores universitários, agentes de saúde, agentes ambientais e muitas outras pessoas que se cadastraram por meio do link de cadastro de voluntários.

Texto: Assessoria de Comunicação da ArcelorMittal

Fotos: Olga Saxén - CISV Finlândia

Nenhum comentário: