Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Técnico de desenvolvimento comunitário do Ateliê recebe homenagem como líder comunitário


Na última quinta-feira, 5, o nosso técnico em desenvolvimento comunitário, Cosme Santos, foi homenageado na câmera dos vereadores de Vitória por seu desempenho como líder comunitário do bairro Jaburu, no Território do Bem, em Vitória.

Cosme recebeu das mãos do vereador Eliezer Tavares, a medalha “Ítalo Batan Regis” pelo excelente trabalho que desenvolve como presidente da Associação de Moradores do Jaburu.

“Cosme é uma liderança comprometida com a questão social do seu bairro e da sua cidade, preocupado com a melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos que a cidade contempla, como mobilidade urbana, por exemplo”, destacou o vereador.

Como líder comunitário, Cosme atua há mais de 12 anos para diminuir o impacto do descaso e abandono do poder público na comunidade.

Para Cosme, em um tempo não muito distante, o poder público não reconhecia o bairro Jaburu como parte integrante do município “Apesar de nos últimos anos essa realidade ter mudado bastante, ainda temos muitos desafios para fazermos de nossa comunidade um lugar com o mínimo de dignidade para vivermos”, completa.

Cosme cita algumas conquistas alcançadas esses anos, tais como: aprovação do projeto de construção do Cemei; obras de infra-estrutura; endereço oficial; construção de moradias; melhoria no abastecimento de água; melhoria na iluminação; ações sociais; eventos esportivos e comunitários; construção/reforma do Centro Comunitário, que contou com o apoio do Ateliê de Ideias e do EMAU.

“Essas conquistas são fruto de muita organização, dedicação, luta e participação ativa dos moradores”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário do Ateliê, Denise Biscotto, Cosme é mais do que merecedor dessa homenagem. Segundo ela é muito gratificante ver o exemplo do nosso técnico em desenvolvimento comunitário sair do Território do Bem e ser mostrado para o município, e depois, quem sabe?, atravessar as fronteiras de nossa estado e até de nosso país.

“Que o Cosme e o Valmir (outro técnico em desenvolvimento comunitário do Ateliê) sejam inspiração para muitos que alimentam a esperança e a confiança de que realidades podem e precisam ser mudadas”, desejou.

As palavras de Denise representam o sentimento de toda equipe do Ateliê, que tem o imenso orgulho de poder contar com empenho do Cosme e do Valmir como seus Técnicos em Desenvolvimento Comunitário.

Durante a sessão, proposta pelos vereadores Fábio Lube e Reinaldo Matiazzi, outros 14 líderes comunitários foram homenageados pelos demais vereadores da Casa.

Parabéns, Cosme, somos muito agradecidos por suas ações!

Quem foi Ítalo Batan Régis

Ítalo Batan Régis faz parte da história do Conselho Popular de Vitória (CPV). Deficiente visual em consequência de um acidente de trânsito, iniciou sua militância comunitária pelas mãos de Frei Betto. Hoje seu nome é reconhecido por sua perseverança na conquista de benefícios para as coletividades que liderava. Ítalo Batan faleceu em 27 de maio de 2001.

Nenhum comentário: