Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ateliê assina convenio com a CAIXA/ODM



É com muita satisfação que reproduzimos abaixo matéria veiculada no informativo interno da CAIXA, noticiando a assinatura do Convenio do Ateliê de Ideias, com o projeto ambiental Ecos do Bem, com a CAIXA/ODM.


A matéria e as fotos foram produzidas pela Assessoria de Imprensa da CAIXA, e veiculada na quinta-feira, dia 23/12.


Parabéns à equipe do Ecos do Bem, do Ateliê e à comunidade do Território do Bem.

ESPÍRITO SANTO ASSINA PROJETO CAIXA-ODM

A CAIXA assinou nesta quinta-feira (23), na sede da Superintendência Regional Norte do Espírito Santo, o Acordo de Subvenção do Programa CAIXA ODM em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que irá beneficiar as comunidades de Jaburu, Floresta, Itararé, Bairro da Penha e São Benedito. O projeto de educação ambiental, denominado Ecos do Bem é focado na ação comunitária para realização de educação ambiental com foco na gestão de resíduos sólidos.


O projeto tem como objetivo único contribuir para o desenvolvimento local sustentável do Território do Bem, em Vitória (ES), associando a criação de uma cultura de responsabilidade socioambiental entre os moradores com a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis. Este projeto atenderá a 31 mil habitantes, somando as oito comunidades envolvidas no Território do Bem.


Os trabalhos para a realização do projeto Ecos do Bem vão fomentar iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Todo o projeto teve origem na percepção dos moradores das oito comunidades identificando a necessidade de cuidar do meio ambiente e dar o destino adequado aos lixos úmidos e resíduos sólidos.


O Ecos do Bem tem como ponto de partida eventos comunitários de mobilização. Serão realizados cafés comunitários, caminhadas, visitas domiciliares, tendo como meta que 60% da população destes oito bairros seja sensibilizada direta ou indiretamente por estas ações.


Ateliê de Idéias - é uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que tem como objetivo promover o desenvolvimento a partir da potencialização de boas idéias e soluções para problemas identificados com interação contínua junto com as comunidades atendidas.


Sua visão de futuro é que essas comunidades estejam organizadas e sejam capazes de conduzir, com autonomia, o seu desenvolvimento, de modo endógeno, articulando seus atores produtivos, incidindo em políticas públicas e participando ativamente da governança local.


Objetivos do Milênio - A Caixa, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assinaram em novembro de 2009 um acordo de cooperação técnica. O contrato visa a fortalecer e a aprimorar as práticas do Programa Caixa ODM, por meio da sistematização de metodologias de intervenção social, aprimorando as capacidades internas do banco na elaboração, análise, gerenciamento e avaliação de projetos de desenvolvimento humano, em especial aqueles voltados às comunidades vulneráveis no Brasil.


Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.


Participaram da assinatura na sede da superintendência regional Norte do Espírito Santo, o superintendente regional Antonio Carlos Ferreira, a representante do Ateliê de Idéias, Leonora Michelin Laboissière Mol, a coordenadora do projeto Ecos do Bem, Denise Barbieri Biscotto, o gerente regional da SR Norte do ES, Antonio Carlos Nicchio, o presidente da ONG Moradia & Cidadania do ES, Roberto Salles Paradizzo e os representantes do Comitê ODM/ES, Luciane Freire de Almeida, Zelinda de Souza Tozetti e Luiz Paulo de Andrade Reis.


Legenda: 3185 – A coordenadora do projeto Ecos do Bem, Denise Barbieri Biscotto, a representante do Ateliê de Idéias, Leonora Michelin Laboissière Mol e o superintendente regional Antonio Carlos Ferreira assinam o contrato 3187 – o gerente regional da SR Norte do ES, as representantes do Comitê ODM/ES, o presidente da ONG Moradia & Cidadania/ES, a coordenadora do projeto Ecos do Bem, a representante do Ateliê de Idéias e o superintendente regional da SR Norte do ES.


Assessoria de Imprensa

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

www.caixa.gov.br

Nenhum comentário: