Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Edital vai premiar comerciantes empreendedores



Lançado pelo Ateliê de Ideias, o edital vai premiar comerciantes filiados às Centrais de Compras. Serão 10 prêmios de R$ 5 mil para serem investidos nos pequenos comércios. 


Pensando em fortalecer o comércio local e as relações de consumo, o Ateliê de Ideias, através do Projeto Economia do Bem, lançou o Edital de Premiação de Empreendedorismo para pequenos comerciantes filiados às Centrais de Compras das comunidades do Território do Bem, em Vitória.

O Prêmio, no valor de R$ 5.000,00, deverá ser aplicado na assistência técnica de um arquiteto para a elaboração do projeto e acompanhamento da execução das obras, na compra de materiais para a reforma e no pagamento da mão de obra. Serão comtemplados até 10 comerciantes.

O objetivo é fortalecer iniciativas dos pequenos comerciantes para melhorar o atendimento, a gestão e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos moradores e visitantes.

Mais conforto e um visual adequando ajudam o consumidor no momento da compra. “Um ponto comercial atrativo e confortável serve como convite para os clientes entrarem no estabelecimento, traz confiança nos produtos ali comercializados”, destaca o arquiteto Renan Grisoni, do Escritório de Arquitetura e Urbanismo Palete Parque, responsável pelos projetos arquitetônicos.

 
Para concorrer ao prêmio, os comerciantes já estão participando, desde março, de um ciclo de formação oferecido pelo Projeto Economia do Bem. Os empreendedores já assistiram a Oficinas de Educação e Gestão Financeira, de Planilhas Financeiras e Formalização e de Atendimento ao Cliente e Direito do Consumidor, cada uma com três horas de aula. Ao todo são 40h de oficinas e o empreendedor mais assíduo, com mais horas-aula, e que já estiver aplicando o conteúdo no seu comércio, já está conquistando pontos.

Com a ideia de ter seu próprio negocio, o mecânico Sebastião Alves, abriu há dois meses o Mercadinho do Tião, em Jaburu. Logo no inicio, filiou-se à Central de Compras do bairro, para adquirir experiência com outros comerciantes. Participante assíduo do ciclo de formação, o Tião, como prefere ser chamado, diz que tudo que tem aprendido nas oficinas, já é um prêmio para ele. “Se eu ganhar o Prêmio de Empreendedorismo será ótimo, mas se não ganhar, tudo bem. Todo o conhecimento que tenho agora depois de ter assistido às aulas, já é um prêmio pra mim. Meu comercio é novo, e nas oficinas aprendi, por exemplo, como controlar o que entra e o que sai do meu caixa, além de prestar um bom atendimento, respeitando os direitos do consumidor”, explicou.

Opinião parecida tem a Claudia Rabelo, da lanchonete Guga Lanches, em São Benedito. Para a empreendedora, participar de um ciclo de formação, próximo ao seu comércio, já é um prêmio. “Descer para assistir a oficinas lá embaixo é complicado, então se posso investir em conhecimento aqui pertinho, já é um diferencial para o meu comercio”.

Claudia acredita que o prêmio incentiva os comerciantes a aplicarem o que vêm aprendendo no ciclo de formação, e isso torna a concorrência acirrada “Muitos comerciantes da Central de Compras estão empenhados em ganhar o prêmio, participando da formação, trocando experienciais, aplicando o que estão aprendendo”, conclui.

Os concorrentes ao prêmio, também, serão avaliados na pesquisa de satisfação dos moradores sobre o seu comércio e boas práticas, como sustentabilidade, organização e gestão financeira, destinação adequada do lixo e apoio a outras iniciativas que visam melhorias para o bairro.

De acordo com Cosme Santos, presidente do Grupo Nação, organização que coordena a Central de Compras de Jaburu, os comerciantes estão motivados e se empenhando para ganhar o prêmio. “Os empreendedores estão mudando comportamentos como, por exemplo, melhorando a gestão do lixo, o atendimento ao cliente, além de adotar horários mais regulares de funcionamento”, concluiu.

Os comerciantes filiados às Centrais de Compras do Território do Bem estão inscritos automaticamente no Prêmio de Empreendedorismo, segundo o Edital 07/2019, publicado no Blog do Ateliê de Ideias, até o dia 31 de julho. A divulgação dos comércios vencedores será no dia 06 de agosto. Já a entrega do Prêmio (projeto arquitetônico e reforma/adequação dos espaços) acontece até 03 de dezembro de 2019.

Para saber mais, CLIQUE AQUI E BAIXE O EDITAL 007/2019

O “Prêmio de Empreendedorismo” das Centrais de Compras é uma das ações do Projeto Economia do Bem realizado pelo Ateliê de Ideias em parceria com a Prefeitura de Vitória, através do FMPDC/PROCON/SEMCID.

Nenhum comentário: