Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Parcerias melhoram a qualidade do material reciclável que chega às associações



A União  faz a Força”. Este nosso velho ditado traduz a importância do trabalho em equipe e das parcerias para se alcançar bons resultados em qualquer ação. Com as ferramentas adequadas, então, esses resultados se multiplicam.
As parcerias firmadas pelas associações de catadores de materiais recicláveis com empresas, instituições públicas e condomínios, para a coleta direta, está dando certo  e empolgando os trabalhadores da área.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) , por exemplo, já firmou sete parcerias desde o início do projeto. E com o caminhão baú, disponibilizado pelo projeto Catadores São Educadores, a entidade está coletando uma quantidade maior de materiais. “É um resultado muito positivo para nós, pois é um material que chega para com qualidade e alcança um melhor preço no mercado. Todos os associados estão muito animados”, avalia Josimeire Jesus dos Santos, presidente da Ascamare.

Quem sempre acompanha as coletas é a associada Jossiara Santana Antonio, de 32 anos. Há 10 anos atuando na Ascamare, ela afirma que o trabalho está colaborando com a consciência ambiental dos moradores de Vitória. “Quando vamos buscar o material, orientamos sobre a separação adequada e os cuidados com os materiais recicláveis. É um trabalho de educação mesmo”, afirma.

Quem também está aprendendo com esta ação é o motorista do caminhão que atende a Ascamare, Everson Mike Nunes Vieira, de 40 anos. Antes ele era motorista de estrada e agora está conhecendo a realidade dos catadores de materiais recicláveis. É um trabalho bem diferente e nos faz ter mais noção do valor dos materiais recicláveis e de como nos equivocamos na separação. A população joga fora muito material rico”, declarou.

Parcerias
A coleta direta é parte do projeto Catadores São Educadores, desenvolvido pela Associação Ateliê de Ideias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, através através do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor/PROCON/SEMCID e as três associações de catadores de Vitória – Ascamare, Amariv e Amarv.

Saiba mais:
https://www.facebook.com/Ateliê-de-Idéias
#AteliêdeIdeias #Catadoressãoeducadores #eusouvitoria


Nenhum comentário: