Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ateliê de Idéias participa de evento internacional nos EUA sobre moradia sustentável

De 18 a 21 deste mês, o Ateliê de Idéias vai participar do evento Sustainable Urban Housing: Collaborating for Liveable and Inclusive Cities (Moradia Urbana Sustentável: Colaborando para Cidades Habitáveis e Inclusivas), no Washington National Museum, em Washington DC, capital dos EUA. Estarão reunidos empreendedores sociais, líderes, pesquisadores e pensadores de todo o mundo com investidores sociais, empresários e representantes de governos para discutir políticas, tecnologias e soluções inovadoras e impactantes para o desenvolvimento urbano sustentável e com respeito ao direito humano à moradia nas grandes cidades de hoje.

O Ateliê de Idéias foi convidado a participar porque um de seus programas, o Bem Morar, foi escolhido como um dos onze finalistas do Desafio Moradia Sustentável, realizado no primeiro semestre de 2011 pelo Portal Changemakers, da Ashoka. O objetivo desse desafio foi identificar e reconhecer as principais iniciativas que contribuem para a inclusão habitacional em todo o mundo. Participaram mais de 250 organizações de diversos países. Na fase final, onze iniciativas, avaliadas e escolhidas por um júri de especialistas internacionais em moradia sustentável, participaram de uma votação pela Internet, em que as três primeiras colocadas conquistaram o prêmio de US$ 10 mil. O Bem Morar não conquistou o prêmio, mas, por ser finalista, levou o Ateliê de Idéias a ser convidado para participar desse importante evento em Washington.

O Ateliê de Idéias será representado por Gláucio Gomes, Coordenador de Desenvolvimento Institucional da organização. Durante o evento, acontecerão sessões de consulta com investidores, oficinas temáticas com especialistas em habitação e desenvolvimento urbano e apresentações das iniciativas finalistas e vencedoras do Desafio Moradia Sustentável.

Para Gláucio, o evento será uma boa oportunidade de divulgar o trabalho do Ateliê de Idéias e as inovações do Bem Morar para investidores, empresários, gestores públicos e acadêmicos do mundo todo, além do intercâmbio com outros empreendedores, que permitirá um grande aprendizado sobre outras tecnologias que estão sendo desenvolvidas para ampliar o acesso de populações de baixa renda à moradia digna.

O evento Sustainable Urban Housing: Collaborating for Liveable and Inclusive Cities (Moradia Urbana Sustentável: Colaborando para Cidades Habitáveis e Inclusivas) será realizado pela American Planning Association, Ashoka, Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA e o Departamento de Estado dos EUA, com apoio da Rockefeller Foundation.

Depois do evento, Gláucio ainda vai participar de reuniões e encontros com potenciais investidores e parceiros para o Ateliê de Idéias e o Bem Morar em Nova York e Boston.

Para saber mais sobre o Programa Bem Morar, basta ler o post anterior.

Nenhum comentário: