Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mutirão do Bem é homenageado com Menção Especial da GNRD




A iniciativa do “Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos”, vivenciada em Vitória/ES, no mês de janeiro, deste ano, recebeu da GNDR - Global Network for Disaster Reduction, Menção Especial do Júri, como um dos estudos de caso com notável potencial de replicação.

A GNDR - Global Network for Disaster Reduction (Rede Global para a Redução de Desastres), selecionou e editou vídeos de estudos de casos de vários países, que foram escolhidos por um corpo de juízes por meio de votação pública realizada por comentários postados no site.

O Mutirão do Bem participou da seleção por ser referência de articulação local em torno do tema da redução do lixo exposto inadequadamente e por consequência da prevenção de desastres naturais. A prática recebeu 215 comentários, todos felicitando o Ateliê e seus parceiros pela iniciativa.

O gerente de projetos da GNDR, Terry Gibson, ressaltou, por e-mail, a grande dificuldade do júri em selecionar o país vencedor, pela qualidade e variedade dos estudos de caso.

Com isso, o vencedor foi o estudo de caso FLACSO, da Costa Rica, que é baseado num projeto comunitário - construção de uma barragem. O júri considerou que o projeto foi um desafio para a comunidade, com liderança de mulheres, participação do governo local e outros atores, todos juntos mostraram um exemplo notável de força da ação local. A experiência foi premiada com US$ 3.000.

O júri deu menção honrosa para um estudo de caso vindo da África do Sul.

E com Menção Especial, o júri homenageou o estudo de caso do Mutirão do Bem – Ateliê de Ideias – Brasil. Clique aqui e assista ao vídeo.

Também receberam Menção Especial do Júri a Geórgia com o estudo de caso sobre Incidência de RRD para um reservatório de água; e a Venezuela com estudo de caso Orçamento Participativo inspira projetos comunitários.

Para execução da iniciativa do Mutirão do Bem – Valorizando o lugar em que vivemos, o Ateliê de Idéias contou parceria estratégica do Fórum Bem Maior (fórum de moradores), CISV Brasil, do EMAU - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, a UNIMED Vitória, da Estrutural Engenharia, Colégio Darwin, da Ong Moradia e Cidadania dos Empregados da CAIXA, a CAIXA, Comitê de Voluntários do Banco do Brasil e à A-Ponte.

Agradecemos a todos as instituições parceiras e seus voluntários. A participação de vocês foi de fundamental importância para o sucesso desse projeto. Muito obrigada!

Fotos: Mostram que grandes resultados podem ser alcançados com o trabalho em rede.

Nenhum comentário: