Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jaburu ganha Parque do Bem como opção de lazer para comunidade







Crianças e adultos da comunidade de Jaburu, no Território do Bem, em Vitória, ganharam, na quinta-feira, dia 14, uma opção de lazer com a inauguração do Parque do Bem.

O Parque do Bem, área de 150 m2, próxima ao Centro Comunitário de Jaburu, era um dos pontos críticos de depósito de lixo da região que foram erradicados pela população local, com ajuda de voluntários, no Mutirão do Bem – Valorizando o Lugar em que vivemos, realizado em janeiro deste ano.

Agora as crianças da região terão gangorra, escorregador e área livre, pavimentada, para brincadeiras e muito diversão. O espaço recebeu também plantas ornamentais, bancos e iluminação.

A inauguração do Parque é resultado do Programa Férias Solidária, promovido pela ArcelorMittal, em parceria do Ateliê de Ideias.

Tudo começou com o Ateliê de Idéias, coordenador estratégico do Mutirão do Bem, apresentando o projeto do parque à ArcelorMittal, que investiu recursos financeiros e mão de obra para viabilizar a continuação da reforma do local. "Aproveitamos que a comunidade preservou a área limpa e elaboramos o projeto. É muito gratificante ver o espaço humanizado", afirma a coordenadora do nosso Núcleo de Desenvolvimento Local, Denise Biscotto.

Para Denise o esforço conjunto do Ateliê de Ideias e da comunidade do Jaburu, em parceria com a ArcelorMittal e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória permitiu que em uma semana, três ações importantíssimas fossem realizadas.

“Além das melhorias realizadas no Parque do Bem, feito em um dos pontos sujos de lixo erradicado durante o Mutirão do Bem, que realizamos em janeiro deste ano. A primeira área de lazer da comunidade do Jaburu, com quase 5 mil habitantes, tivemos a realização de oficinas de inglês, ministradas por meio de brincadeira, ampliando a noção de mundo e consequentemente o repertório de 50 crianças entre 8 e 12 anos; e a reforma da Associação de Moradores, que recebeu 4 amplos janelões e um lindo jardim, reforçando o significado desse espaço de encontro entre os moradores, para que juntos, ouvindo, falando, aprendam a desenvolver as mudanças transformadoras, tão necessárias ao desenvolvimento local da região”, contou.

Em relação às oficinas de inglês, Denise destaca ainda que “era lindo ver o quanto esses encontros facilitaram o desenvolvimento de amizades e atitudes positivas entre as crianças, que vivem muitas vezes uma realidade muito dura”.

“Uma experiência positiva e exitosa como essa nos anima a querer a fazer mais e melhor pelas comunidades com as quais nós do Ateliê de Ideias trabalhamos", conclui.

A inauguração do Parque do Bem foi notícia no Gazeta on-line, no site da Prefeitura Municipal de Vitória e no Programa Destaque Empresarial da Rede TV.

No próximo dia 29, às 13 horas, o programa Espaço Capixaba da TV Capixaba/BAND exibe reportagem sobre as Férias Solidárias com a inauguração do Parque do Bem. Não percam!

Nenhum comentário: