Páginas

terça-feira, 16 de março de 2010

Ateliê de Ideias participa da Rede Living Lab Habitat: entenda mais sobre esta rede



Living Lab Habitat é uma estrutura em rede de projetos sociais, de educação, de pesquisa e desenvolvimento e de extensão universitários. Seu objetivo é desenvolver tecnologias amigáveis ao meio ambiente em comunidades de baixa renda, para a melhoria de condições das habitações urbanas e rurais.


A experiência de Living Labs (laboratórios vivos, em tradução livre), desenvolvida já na Europa, é uma das novas apostas do Estado.


Por aqui iniciou-se em 2003 no Território do Bem, em Vitória, com os projetos criados pela Associação Ateliê de Idéias visando o desenvolvimento local dessa região. Como o fomento do fórum de desenvolvimento comunitário – Fórum Bem Maior, o banco comunitário - Banco Bem, o programa habitacional Bem Morar, que proporciona assistência técnica aos moradores e construção de casas com tecnologias limpas, além da criação do empreendimento produtivo da fábrica de tijolo ecológicos – Bem Construir


Em 2006, a demanda por conhecimentos nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo gerou o primeiro projeto integrando essa comunidade de usuários com a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, por meio dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. Essa interação teve como resultado a elaboração de projetos arquitetônicos entre outras ações.


Uma das soluções tecnológicas de baixo custo, voltadas para a melhoria das unidades habitacionais desenvolvidas até aquele momento foi a instalação de aquecedores solares de baixo custo. Estes aquecedores tinham como objetivo o uso da energia solar para reduzir o consumo de energia elétrica das residências e colaborar para a diminuição de ligações clandestinas. Porém percebeu-se que os moradores, mesmo com a instalação do aquecedor, tendiam a manter as ligações clandestinas ou ficar sem energia elétrica por dificuldade de pagamento de suas contas.


Essa situação levou membros da Associação Ateliê de Ideias, representantes da comunidade e membros da comunidade acadêmica a buscar alternativas. A experiência da associação em articular redes promoveu uma reunião de algumas organizações para debater o assunto, surgindo assim o interesse de se estudar a possibilidade de implantação de painéis solares fotovoltaicos em habitações de baixa renda, sem uso de baterias para acúmulo de energia solar. Nascia naquele momento o Living Lab Habitat.


O Ateliê de Ideias é parte integrante da Rede Living Lab Habitat, que inclui também instituições de ensino: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Instituição Federal do Espírito Santo – IFES, Faculdade UCL e Universidade Federal Fluminense – UFF; organizações não governamentais como a ONG Moradia e Cidadania, Fundação Otacílio Coser, Fundação Germânica Anna Duus; sociedade civil como o Fórum Bem Maior, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Fórum Permanente da Bacia de Arabiri, e Fórum de Santa Maria de Jetibá, além de instituições públicas e privada


Para saber mais sobre a Rede Living Lab Habitat, sua história, sua organização, seus projetos e apoiadores, basta acessar o site http://www.ufes.br/habitat/


Não percam, amanhã teremos mais notícias sobre o Living Lab Habitat!

Nenhum comentário: