Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Ateliê no 5º Fórum Urbano Mundial




Na semana passada (de 22 a 26/3) aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o 5º Fórum Urbano Mundial, principal evento de urbanismo do mundo, promovido pela Organização das Nações Unidas. A prática do Ateliê de Ideias representou o Brasil no estande do programa Best Practices and Local Leadership (BLP), da ONU.

O evento reuniu líderes do governo, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, prefeitos, diplomatas, representantes de associações governamentais regionais, nacionais e internacionais, ONGs e sociedade civil pela construção de cidades melhores.

O Fórum foi estabelecido pelas Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas. Este ano o tema do Fórum é “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”.

De acordo com o consultor de planejamento estratégico da Rummos Assessoria, que representou o Ateliê no evento, Gláucio Gomes, as discussões que eram de âmbito global/internacional focaram-se no tema de modelos inovadores de gestão de cidades e os próximos desafios - o que inclui trânsito, habitação, acesso a serviços, regularização fundiária, favelas e seu futuro.


“Organizações de todos os lugares do planeta mostram experiências e técnicas relevantes, e discutiram questões como financiamento, governança local, planejamento urbano participativo, democracia na gestão de cidades e, em especial, a importância de tratar a habitação como um componente estratégico dentro de um plano maior de desenvolvimento local sustentável”, relatou.


Segundo Gláucio o desenvolvimento local sustentável inclui a capacitação, a preparação e a participação da população na governança da cidade. “Discutimos no fórum um modelo de cidade sustentável que destaca o fator social e político. E, embora seja uma discussão institucionalizada, há, sim, vozes da sociedade civil organizada e reflexos das bases sociais”.


Fotografias sobre a nossa prática – o Programa Bem Morar – estavam expostas em um banner do programa “Well Being”, ou seja, o Programa Bem Estar, no stand da Colômbia. Havia diversas práticas apresentadas em banners espalhados por todo o stand e o Ateliê (ainda chamado de Artidéias) estava lá. Além das fotos, foram distribuídos panfletos que contam a nossa trajetória, com tradução para o inglês e o espanhol. Para ler o panfleto (3º imagem) basta clicar em cima.


Para assistirem ao vídeo de apresentação do 5º Fórum Urbano Mundial, basta acessar o link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=iHW90SRfPYA

Nenhum comentário: